A Metrologia e Qualidade
Por: larimedeiros • 26/2/2023 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 68 Visualizações
METROLOGIA
Metrologia e Qualidade
Com o avanço na indústria, há a necessidade de uma medição fiável e precisa de vários fenómenos físicos e objetos, em áreas cuja aplicação da metrologia não era considerada. Estas novas necessidades prendem-se com o aparecimento de novos materiais e técnicas de construção de bens e devido à utilização de componentes cada vez menores nos processos de produção. Assim sendo, a aplicação da metrologia, ou ciência da medição, terá de ser alargada de modo a englobar sistemas de medição mais avançados e permitir uma análise de incerteza cada vez mais completa e precisa. Estes novos sistemas de medição deverão estar rastreados a padrões de referência de melhor incerteza, de modo a realizar com sucesso a expansão dos campos de aplicação da metrologia (NUNES, 2013)(DIAS, 1998).
Alguns setores da industria, tais como: microeletrônica, aeroespacial, nanotecnologia, químico, farmacêutico, petróleo, automobilístico, biotecnologia, entre outros, exigem padrões referenciados ao universo subatômico e o desenvolvimento de pesquisas na área da nanometrologia. Medições são usadas por praticamente todas os setores da sociedade, atendendo diversas necessidades, entre as quais cita-se transações comerciais, processos produtivos, processos sociais, procedimentos ligados à saúde, ao meio ambiente, à segurança dos trabalhadores e dos cidadãos e no setor científico envolve todos os resultados quantitativos. “Metrologia é a ciência da medição, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia” (MOSCATI, 1998)(LOBO, 2013).
A Metrologia permite a precisão do processo produtivo, a diminuição do índice de incerteza, contribuindo para a redução do número de refugo nas empresas e, principalmente, para a qualidade do produto. Sua contribuição é fundamental, em função do crescente jogo de competitividade no mercado e a internacionalização das relações de trocas. A competitividade cresce proporcionalmente ao valor agregado do produto, sendo então a influência da Metrologia cada vez mais necessária (LOBO, 2013). Está presente em todos os setores do cotidiano, possui o objetivo de prover a confiabilidade, a credibilidade, universalidade e qualidade às medidas dos produtos. A metrologia faz parte dos processos produtivos, conserva a exatidão estabelecida, ampara as pesquisas científicas e tecnológicas, sendo, também, uma importante ferramenta de apoio para a nova política industrial, um fator de inovação que contribui para o aumento da produtividade e da conformidade dos produtos da indústria e do comércio (CORREIA, 2004) (SAMPAIO, 2009).
A alta produtividade, flexibilidade, eficiência, confiabilidade do produto e baixas taxas de refugo são requisitos importantes e geralmente conflitantes na fabricação moderna nas industrias, caracterizada por uma necessidade crescente de menor tempo de produção e de lançamento no mercado. Para atingir esses objetivos, várias metodologias foram propostas e implementadas, como por exemplo, na indústria automotiva que é uma das mais exigentes com a qualidade de sua fabricação. Em geral, muitos produtos industriais requerem otimização em relação às características-chave dependentes da geometria (por exemplo, eficiência energética, capacidade de fabricação, desgaste, durabilidade) (SAVIO, 2016). A metrologia geométrica é uma ferramenta essencial para alcançar uma compreensão abrangente das ligações baseadas em geometria entre função, projeto e fabricação de um produto montado, e sua integração inteligente nos procedimentos de desenvolvimento de produtos e processos permite uma otimização mais rápida de um produto. Portanto, a metrologia pode levar a economias adicionais em termos de tempo de colocação no mercado e custos, mesmo em empresas que já estão usando conceitos de fabricação de classe mundial e atuam como líderes em seu setor industrial específico. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar de competência e investimentos adequados em metrologia, por exemplo, possibilitando sua integração com o papel de co - design na cadeia de suprimentos de grandes corporações de um setor exigente. Um estudo de caso é apresentado a seguir, como um exemplo para demonstrar benefícios potenciais para outros tipos de indústrias(KUNZMANN, 2005)(SAVIO, 2012).
...