A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Por: rafaelhenrique3 • 24/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS campus Poços de Caldas Engenharia Elétrica [pic 2] |
REDES DE COMPUTADORES |
ATIVIDADE 01
- 1 – INTRODUÇÃO
O que são protocolos? Os protocolos são desenvolvidos por algoritmos, instruções bem definidas para executar uma tarefa. Os protocolos são utilizados em duas ou mais máquinas em rede, para se comunicarem. Existem vários protocolos no mundo inteiro, aos quais podem oferecer diversos serviços em uma comunicação de computadores.
A origem do TCP/IP está diretamente interligada com a da Internet. Pesquisas fundadas pelo ARPA (Advanced Research Projects Agent) resultaram em um conjunto de protocolos TCP/IP para conectar redes dos seus departamentos de pesquisas, os mesmos chamaram-na de ARPANET. O nome TCP/IP vem dos nomes dos protocolos mais utilizados deste modelo de referência, sendo eles, o Internet Protocol, mais conhecido como IP e o Transmission Control Protocol, usualmente chamado de TCP.
Com o advento da internet e a quantidade de usuários que a utilizam, o tráfego na rede aumentou; por isso, novos protocolos estão sendo propostos e muitos protocolos antigos estão sendo revisados para não deixarem de ser utilizados. São oferecidos diversos serviços em uma rede de computadores, entre os quais podemos perceber nos últimos anos um aumento significativo nos serviços de telefonia e vídeo.
- 2 – TIPOS DE CAMADAS
- 2.1 – CAMADA INTER-REDES
Todas essas necessidades levaram à escolha de uma rede de comutação de pacotes baseada em uma camada de ligação inter-redes. Essa camada integra toda a arquitetura. Sua tarefa é permitir que os hosts injetem pacotes em qualquer rede e garantir que eles sejam transmitidos independentemente do destino (que pode ser outra rede).
A tarefa da camada inter-redes é entregar pacotes IP onde eles são necessários. O roteamento é uma questão de grande importância nessa camada, assim como evitar congestionamentos. Abaixo um exemplo de funcionamento de uma camada inter-redes:
[pic 3]
- 2.2 – CAMADA DE TRANSPORTE
No modelo TCP/IP a camada localizada acima da camadas inter-redes é chamada de camada de transporte. Essa camada é responsável por organizar os dados recebidos da camada de aplicação, controlar os erros e fazer o controle de fluxo fim a fim. Ela pego os dados enviados pela camada superior, os divide em segmentos ou datagramas e envia para a camada imediatamente inferior. Durante a recepção dos dados, essa camada é responsável por colocar tudo em ordem.
- 2.3 – CAMADA HOST/REDE
A camada de host/rede receberá os pacotes enviados pela camada de inter-redes e os enviará para a rede ou receberá os dados da rede, caso o computador esteja recebendo dados. Esta camada é responsável por detectar e corrigir erros no nível físico e controlar o fluxo entre transmissão e recepção de quadros em tecnologias de rede.
- 3 – PROTOCOLOS DE REDE
- 3.1 – HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)
É o protocolo utilizado na comunicação entre um servidor de internet e browser. Quando se abre uma página da internet, vemos textos, imagens, links ou outros serviços associados à internet ou a uma intranet. O protocolo HTTP que permite tudo isto, é o responsável por redirecionar os serviços, por exemplo, quando selecionamos uma “opção” em uma página da Web.
- 3.2 – SMTP (Simple Maisl Transfer Protocol)
Este protocolo serve para efetuar a transferência de e-mails entre servidores. O servidor de e-mail utiliza o serviço POP (Post Office Protocol) ou o IMAP (Internet Mail Access Protocol) para enviar mensagens de e-mail aos utilizadores.
- 3.3 – FTP (File Transfer Protocol)
O protocolo FTP é utilizado na web para acesso de arquivos remotos, e em servidores de arquivos locais em uma empresa. Quando estamos fazendo o download de um arquivo, normalmente utilizamos o protocolo FTP. Ele também pode ser utilizado para fazer o upload de um arquivo de seu computador para a rede.
O protocolo FTP permite transferir arquivos pela internet. Existem vários programas gratuitos na internet que fornecem os serviços de FTP. Através dele, é possível transferir arquivos, autenticar usuários e gerenciar arquivos diretórios.
- 3.4 – UDP (User Datagram Protocol)
É um protocolo de transporte tal como o TCP, mas não é tão confiável. Isto porque o UDP não é orientado à conexão, não estabelece um caminho prévio antes de enviar os dados nem confirma se eles foram bem entregues. Os dados são simplesmente enviados, o que o torna mais rápido que o TCP porém menos eficiente.
...