Código de Obras de Porto Velho
Por: João José • 12/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.743 Palavras (11 Páginas) • 503 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA – UNIR
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
DEPERTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL - DECIV
BAIXARELADO DE ENGENHARIA CIVIL
RAFAEL BARROS SICHEROLI
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENVOLVENDO LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS NO BRASIL
PORTO VELHO
ANO 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA – UNIR
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENVOLVENDO LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS NO BRASIL
Trabalho apresentado pelo aluno RAFAEL BARROS SICHEROLI como um dos requisitos para a obtenção de nota na disciplina Metodologia Cientifica na Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Docente: FABIANO MEDEIROS DA COSTA
PORTO VELHO
2016
Sumário
Sumário
Resumo
Referencial Teórico
Introdução
Justificativa
Objetivo
Metodologia
Cronograma
Referências
Resumo
Este projeto de pesquisa visa identificar as principais razões pelas quais as obras públicas são tão superfaturadas e têm seu prazo de entrega tão extenso, ao contrário das obras particulares. Todas as ideias que se seguem foram retiradas de artigos científicos e livros, todos eles relatados nas referências bibliográficas.
Palavra chave: patologia, fundação, solo.
ABSTRACT
These researches aims to identify and illustrate the main types of pathologies found in the foundations of the building by water infiltration, and demonstrate what can be done to avoid the problem. When it comes to diseases in some cases it is not possible to be identified during the preparation of structural design, due to different situations, such as: soil behaviour, execution of foundations, post-completion actions of foundations and degradation of the materials. At this research the causes are explained, showing the problems arising and, if possible, exemplifying clearly and concisely to greater understanding.
Existing problems in foundation level is presented in a hard way to be verified before execution, so this step becomes crucial for the performance of the structure does not lose the basic principles of durability and safety of the building, affecting the whole building.
Keyword: pathology, foundation, soil.
Introdução
Dentre as componentes do edifício que mais sofrem influência por interações entre meio e estrutura está à fundação do edifício. Portanto é ela também que mais pode sofrer variação no projeto estrutural do projeto construtivo, pois dentro das variáveis de suas componentes estão: tipo de obra, peso do edifício, tipo de solo, se possui ou não vegetação próxima, tipos de componentes ao qual a fundação é feita, dentre outros.
As fundações possuem fundamental importância no edifício, ela é responsável pela transmissão da carga estrutural ao solo. E assim como nos seres humanos, com o passar do tempo podem sofrer os efeitos dos males congênitos e adquiridos, são vulneráveis a acidentes e também se deterioram com o passar do tempo (Vitório, 2003). Sua construção, não obstante requer uma serie de etapas a serem concluídas e que requerem o conhecimento em diversas áreas.
“A Engenharia de Fundações - requer conhecimentos de Geotecnia e Cálculo Estrutural (análise estrutural e dimensionamento de estruturas em concreto armado e protendido, em aço e em madeira); a Geotecnia, por outro lado, abrange a Geologia de Engenharia, a Mecânica dos Solos e a Mecânica das Rochas. “(Velloso e Lopes ,2010)
Segundo a ANM (Associação Nacional dos Mutuários) problemas com imóveis novos são frequentes e cresceram 35% até novembro de 2012, portanto a necessidade do conhecimento e aprimoramento de profissionais de engenharia voltados para a investigação e prevenção das falhas e avarias é crucial para a diminuição desses números.
Dentre os vários tipos de problemas decorrentes de erros ou falhas acidentais no empreendimento, a que causa maiores problemas quando feito os reparos está a patologias em fundações, muitas das vezes quando ocorre uma patologia nessa parte do edifício não há muito que se possa fazer, e geralmente o empreendimento é condenado ou mesmo ocorre à ruptura da estrutura causando acidentes fatais.
Tendo como base que a interação entre estrutura e meio sofrem alterações ao longo do tempo, consequentemente o comportamento em longo prazo pode ser alterado por vários motivos, desde os mais simples, a aqueles que exigem conhecimento sobre solo a qual serão executadas, passando pelos procedimentos de execução e também uma possível degradação dos materiais utilizados.
Dentro dessa problemática foi criada dentro da engenharia a área que estuda as patologias de edificações, e mais especificamente a patologia de fundações.
O termo patologia advém da medicina, que significa especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo.
“Patologia dentro da área da Medicina é a parte que estuda as doenças, dentro da construção civil as edificações também apresentam problemas os quais são comparados às doenças, tais como: rachaduras, manchas, descolamentos, deformações, rupturas etc.” (Ribeiro e Quintana)
A patologia das fundações se resume ao estudo das causas e dos efeitos dos problemas encontrados, elaborando seu diagnóstico e correção. Na busca de soluções, após a ocorrência do problema, a etapa mais complexa refere-se à identificação das causas e mecanismos responsáveis pelo mau desempenho da estrutura.
...