DA PRIORIDADE PREVISTA NA LEI 10.741/03
Por: Najla Tavares • 2/2/2017 • Relatório de pesquisa • 3.977 Palavras (16 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
EXTRAÇÕES ALEATÓRIAS: ESPESSURA DO MINÉRIO DE FOSFATO NUMA JAZIDA EM IGARASSU-PE
Salvador
2017
NAJLA TAVARES SILVA
EXTRAÇÕES ALEATÓRIAS: ESPESSURA DO MINÉRIO DE FOSFATO NUMA JAZIDA EM IGARASSU-PE
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Métodos de Administração de Minas, no curso de graduação em Engenharia de Minas, na Universidade Federal da Bahia.
Professor: José Barbosa Filho.
Salvador
2017
RESUMO
Este relatório é um estudo do método de extrações aleatórias, esse método baseia-se no arranjo completo, e isto pode ser visto num dos apêndices apresentados ao final do relatório, vale lembrar que existe a repetição, e esta é necessária para o correto funcionamento do método.
No decorrer do estudo utilizou-se uma tabela de números aleatórios que se mostrou fundamental para que a confiabilidade seja assegurada. Este trabalho é estruturado a partir da interpretação dos dados da Tabela 1.36 do livro “Introdução à pesquisa mineral” de Ricardo Jorge Lobo Maranhão (1983), assim como na compreensão dos conceitos básicos de estatística obtidos no artigo “Representatividade da amostragem nos estudos de impactos ambientais” de José Barbosa Filho (1995).
A amostra aqui trabalhada possui características que se assemelham a lei normal apesar do fato de ser uma amostra heterogênea, o que será mostrado pela comparação entre os valores da média amostral, do desvio padrão, da variância e do coeficiente de variação, obtidos por extrações aleatórias, tabela de frequência e pelas equações da lei normal.
Palavras Chave: Estatística. Média amostral; Desvio padrão; Variância amostral; Coeficiente de Variação; Extrações aleatórias.
ABSTRACT
The statistic is a science that uses probabilistic theories to explain the frequency of occurrence of events. Understanding and elaboration of documents that has its basis some statistical practice is of paramount importance to the interpretation of a phenomenon, regardless of their origin. The present document aims to raise the knowledge and interest of students with regard to sampling and statistical practices, from the interpretation of the data analyses of a sample collected in a phosphate mine.
This work is structured from the interpretation of the data from the Table 1.36 of the book "Introduction to mineral research" by Ricardo Jorge Lobo Maranhão (1983), as well as in the understanding of the basic concepts of statistics obtained in the article "Sampling representativeness in studies of environmental impacts" of José Barbosa Filho (1995).
The sample here crafted has characteristics that resemble normal law despite the fact that it is a heterogeneous sample, what is shown by the comparison between the values of the sample average, standard deviation, variance and coefficient of variation obtained by random extractions, frequency table and the equations of normal law.
Keywords: Mean of samples; Standard deviation; Sampling variance; Coefficient of Variation; Random extractions.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVO 5
2 METODOLOGIA 6
2.1 TABELA DE ESTIMATIVA DA MÉDIA DA DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL 7
2.2 LEI NORMAL 15
2.3 GRÁFICOS 15
2.3.1 Histograma 16
2.3.2 Curva de frequência acumulada 17
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 18
4 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
ANEXOS 21
ANEXO A – Tabela de números aleatórios 21
INTRODUÇÃO
Em estudos que prezam estimar algum dado, é comum o analisador se deparar com o estudo de população – grupo de indivíduos, elementos, espécimes ou objetos – tão grande, que se torna, praticamente inviável realizar o exame de todos os indivíduos. Devido a este motivo é imprescindível encontrar meios para se obter informações confiáveis sobre a população.
A amostragem da população tem o objetivo de obter informação de alguns indivíduos e, através de inferência estatística, extrair informações de toda a população. Para que a inferência feita seja corretamente, a amostra deve ser representativa e a interpretação dos dados deve ser feita com minucia e adequadamente.
Para efeito de exemplificar os conceitos utilizados nas práticas de amostragem e estatística, iremos utilizar as espessuras de um minério de fosfato pesquisado por furos de sonda dispostos segundo uma malha regular de amostragem – Tabela 1.36 – exposto no livro “Introdução à pesquisa mineral” de Ricardo Jorge Lobo Maranhão (1983).
JUSTIFICATIVA
Como parte integrante da disciplina Métodos de Administração de Minas, da graduação em Engenharia de Minas, ministrada pelo Prof. José Barbosa Filho, no cumprimento da sua profissão como incentivo a pesquisa, este relatório foi elaborado para uma melhor aplicação e interação dos graduandos com as técnicas de amostragem e estatística.
...