Diagnóstico e proposta de diretrizes de engenharia bioenergética para o planejamento urbano
Por: matheus.p.lima • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADO (PIN)
CURSO DE ENGENHARIA BIOENERGÉTICA
2º SEMESTRE DE 2015
REFERÊNCIAS ESPECÍFICAS
Diagnóstico e proposta de diretrizes de engenharia bioenergética para o planejamento urbano do município de Jaboticatubas/MG
Agosto de 2015
1. INTRODUÇÃO
A forma de ocupação, de assentamentos e do desenvolvimento de atividades nas cidades contemporâneas resultou em complexidade e em uma variedade de situações, de relações, e problemas de distintas naturezas associadas à vida social e econômica, à qualidade ambiental e aos padrões de vida nessas áreas.
Algumas destas situações e problemas podem encontrar solução ou serem tratados com maior adequação e eficácia por meio do uso de conhecimentos da Engenharia Bioenergética e da necessária interdisciplinaridade destes conhecimentos com as demais áreas do conhecimento humano.
Reconhecendo a importância e a necessidade da atuação do profissional de Engenharia Bioenergética na elaboração e execução de projetos urbanos é que o município de Jaboticatubas foi identificado como “situação problema” em relação à qual se propôs o trabalho da Disciplina PIN para o segundo semestre de 2015.
Abordar a questão do planejamento urbano implica a abordagem de uma área previamente escolhida em uma região, tendo em vista a sua ocupação humana, a qualidade ambiental, a sustentabilidade e produção, e levando em conta suas especificidades, em especial, suas áreas não edificadas.
Para surtir os efeitos didáticos esperados, o conteúdo dos estudos e as tarefas necessárias para compor o escopo geral do trabalho foram simplificados em relação ao planejamento urbano para fins de efetiva intervenção. Em razão das simplificações introduzidas, optou-se por considerar o produto final a ser elaborado na disciplina como “Diagnóstico e diretrizes de Engenharia Bioenergética para o município de Jaboticatubas”, incluindo o diagnóstico do município e proposições de planejamento/produção urbanos.
O presente caderno de referências específicas estabelece o escopo dos estudos a serem realizados no projeto proposto para a disciplina (PIN), no segundo semestre de 2015.
Devem ser observadas as Diretrizes Básicas, aprovadas pelo Colegiado de Cursos e as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos da ABNT – NBR 14724 e as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos, denominada Manual FEA-Fumec disponibilizado em:
- “área do pin”
- “área do tfc”
- www.fumec.br na “área da biblioteca”, em “trabalhos acadêmicos”.
Deverá ser consultado o cronograma da disciplina disponibilizado na área do aluno.
2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Elaborar e apresentar um diagnóstico ambiental do município de Jaboticatubas, com as principais intervenções já ocorridas no município e o prognóstico de ocupação da área, com base nos dados disponíveis, na análise retrospectiva e prospectiva da sua ocupação e nos conhecimentos científicos e possibilidades tecnológicas atuais. Esses produtos serão apresentados, sobretudo na forma de relatórios escritos, croquis e mapas de acordo com o item 3 deste caderno.
3 ESTUDOS A SEREM DESENVOLVIDOS.
Os estudos do município de Jaboticatubas, a ser apresentado na disciplina PIN, deverão ser desenvolvidos de acordo com as seguintes etapas:
3.1 Contextualização (1ª Etapa)
Os alunos com base no levantamento e análise do município deverão identificar potencialidades e fragilidades em sua área de atuação e com vistas ao exercício de planejamento, escolher um destes para propor uma ação/intervenção adequada de acordo com a visão do grupo, visando o desenvolvimento ambiental, social e econômico do município de forma sustentável.
Os alunos deverão, ao longo do levantamento de dados secundários, elaborar um check list e um mapa que os direcionem aos locais a serem visitados. Neste mapa deverão ser marcados os pontos considerados de relevante interesse de intervenção da Engenharia Bionergética. Cada ponto deverá ser caracterizado (fotos, localização no mapa, descrição do local e do problema detectado). Estes dados deverão compor um capítulo específico do Diagnóstico Ambiental que subsidiará a definição da intervenção a ser estudada e, por conseguinte, do tema a ser objeto da revisão bibliográfica a ser entrega na 2a Etapa.
Ressalta-se que o grupo deverá identificar no mínimo 5 fragilidades e/ou potencialidades, definindo e justificando dentre estes qual será objeto de estudo para a 2a Etapa do PIN. Esta etapa é destinada ao diagnóstico e a identificação das potencialidades e fragilidades do município, selecionando ao final o tema a integrar a revisão bibliográfica e o respectivo artigo.
O aluno deverá procurar chamar atenção, de forma resumida, para os principais aspectos da unidade temática em foco que tem influência sobre as etapas do estudo. Fazer a contextualização do problema é fazer uma introdução, para melhor entendimento do assunto, cujo conteúdo deve situá-lo no contexto da engenharia; fazendo um breve histórico do ambiente no qual o trabalho vai se realizar.
O diagnóstico deverá seguir a itemização que se segue:
1 – Introdução: tem a função de iniciar o leitor no tema, isto é, a partir dela tem-se uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva. Nela devem aparecer os objetivos e a justificativa do trabalho.
2 - Localização geográfica: deverá ser apresentada e descrita a localização geográfica da área de estudo, demonstrada em mapas (posição do município em relação a MG, municípios limítrofes, principais vias de acesso e divisão político-administrativa (com a identificação e localização dos distritos e povoados que integram o município), acompanhados dos respectivos textos explicativos de cada um.
...