Equações diferencial
Por: jhoanna24 • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.100 Palavras (17 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
Engenharia de produção – módulo – ENGENHARIA E TECNÓLOGIA
jozenaldo lourenço da silva – RA– 254282011
portifólio 1
ENGENHARIA E TECNÓLOGIA
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
jozenaldo lourenço da silva – RA– 254282011
portifólio 1
ENGENHARIA E TECNÓLOGIA
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia
de Produção da Faculdade ENIAC para
a disciplina de Engenharia e Tecnólogia.
Prof. Larissa
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
HOLTZAPPLE, M.T. & REECE, W. T. Introdução à Engenharia. Rio de Janeiro. Editora LTC, 2010.
BAZZO, W.A. & PEREIRA, L.T. V. Introdução à Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos. Florianópolis. Editora UFSC, 3ª Edição, 2013 / 2006
O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO
Para ser um bom engenheiro não basta apenas saber usar corretamente os conhecimentos aprendidos num curso universitário. Não é suficiente saber utilizar eximiamente técnicas e instrumentos, saber empregar métodos de cálculo e de análise de sistemas, conhecer em profundidade os procedimentos técnicos pertinentes à profissão.
Um profissional eficiente é, antes de mais nada, aquele que sabe utilizar os seus conhecimentos, a sua memória, o seu raciocínio e a sua capacidade de pesquisar. Um engenheiro precisa expedir ordens para os seus subordinados na hierarquia da empresa, realizar projetos para clientes ou órgãos financiadores, confeccionar relatórios para a direção da empresa, preparar manuais de utilização de produtos, divulgar seus trabalhos em congressos, seminários, revistas técnicas etc.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O processo de comunicação pressupõe a existência de pelo menos seis elementos que devem ser tratados com clareza por quem deseja se expressar bem. São eles:
• EMISSOR - Aquele que envia a mensagem;
• MENSAGEM - Assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizado e seus resultados;
• RECEPTOR - Aquele que capta e decodifica a mensagem;
• CANAL DE COMUNICAÇÃO - O meio de transmissão; a folha de papel, no caso de um relatório escrito;
• CÓDIGO - A linguagem, que deve ser entendida por ambos, emissor e receptor; num relatório técnico, o tipo de linguagem - código - e a apresentação gráfica devem ser adequadas ao público-alvo – o receptor;
• RUÍDO - Interferências que dificultam a boa comunicação da Mensagem
SURGIMENTO DA ENGENHARIA MODERNA
Desde os primeiros artesãos da pré-história, que cravaram a pedra fundamental da engenharia, muita coisa mudou. Foram criadas também estruturas teóricas que dessem conta de analisar em profundidade praticamente tudo que a técnica pudesse abordar. Durante essa evolução, ocorreu o aparecimento gradual de um especialista na solução de problemas.
O aparecimento formal desse Profissional, o engenheiro, resultou, na realidade, de todo um processo de evolução ocorrido durante milhares de anos.
A engenharia moderna é aquela que se caracteriza por uma forte aplicação de conhecimentos científicos à solução de problemas. Ela pode dedicar-se, basicamente, a problemas da mesma espécie que a engenharia do passado se dedicava, porém com uma característica distinta e marcante.
ENGENHEIRO E SOCIEDADE
Vários aspectos devem ser lembrados no início de um curso de engenharia. O primeiro deles diz respeito à formação profissional. Ninguém vai ser reconhecido como engenheiro se não dominar minimamente os tópicos de sua área de trabalho.
Por isso, nos prepararmos para um novo contexto político, social e econômico, compreendendo o funcionamento geral de uma sociedade, é mais que um complemento desejável: é uma prova de maturidade, de engajamento e uma excelente aposta visando almejar uma boa atuação profissional futura.
Outro aspecto que merece atenção destacada é a atuação do engenheiro na sociedade. Para que o nosso trabalho contribua de forma significativa para o avanço da tecnologia e para o bem-estar social, deve haver uma certa dose de ousadia neste trabalho. Se todos os engenheiros fossem excessivamente cautelosos, usando apenas materiais, processos e sistemas já consagrados, a engenharia permaneceria estagnada, e todos continuariam a fazer apenas o que outros já fizeram. Dentro destas considerações, um alerta importante deve ser feito: não devemos nos deixar levar por modismos na hora de tomar decisões quanto à nossa formação. Desde o nosso ingresso na universidade até a atuação profissional, o mercado de trabalho poderá estar radicalmente modificado.
Uma área que esteja em destaque num ano poderá estar em declínio alguns anos depois, ou poderá não ter se desenvolvido tanto quanto profetizavam seus defensores. Talvez o mais importante seja fazermos uma análise criteriosa antes de optar por alguma especialização, consultar especialistas, ler publicações a respeito das áreas que nos interessam, visitar escolas que oferecem os cursos pretendidos, participar de palestras a respeito das profissões que temos em mente, para só então tomarmos uma decisão.
...