Exercicios resolvidos
Por: Augusto Motta Tavares • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO[pic 1]
ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO
PROFESSORA HELOISA BORGES 2015.1
Alunos: Eduardo Braga Julianelli Data: 17/03/2015
Eduardo Carsaniga
Gabriel Cruz
Laís Herdy
Thaiane Diirr
Thiago Galvão
TAREFA 2: A partir da síntese feita em sala, pesquisar sobre o assunto “Indústria do Entretenimento” (forma geral). Suas origens, histórico, aplicações, conceitos, etc.
A Indústria do Entretenimento
Começemos nossa tarefa com a definição etimológica da palavra entretenimento. Gabler nos mostra que a palavra entretenimento é de origem latina, proveniente das palavras inter (entre) e tenere (ter) (GABLER, 1999)(1). Podemos associar com algo que crie ou gere prazer, por exemplo.
“Existe uma óbvia proximidade entre entretenimento e consumo” (2).
Partindo desta afirmação, podemos associar o entretenimento ao consumo. Daí surge a expressão “Indústria do Entretenimento”:
“uma das maiores do mercado, capitalista contemporâneo, um grande negócio e um dos mais importantes vetores do consumo moderno” (2).
Mas de onde surgiu a “Indústria do Entretenimento”? Segundo o Professor Alexandre Leonarde (3), podemos facilmente identificar o surgimento deste importante conceito a partir da padronização dos mesmos desejos de consumo entre os indivíduos de nossa sociedade a partir da Revolução Industrial e do surgimento de novos métodos da Administração Moderna. Além disso, o processo de globalização, vivido a partir da década e 1980, foi um catalisador para o surgimento de um “produto comercial” que atendesse a demanda da população mundial por entretenimento. A necessidade de lazer é algo inerente ao ser humano.
Ainda tomando como base a obra do Professor Leonarde(3), definimos Indústria Cultural e do Entretenimento como sendo:
“Conjunto de empresas e instituições cuja a principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis”. (3)
- GABLER, Neol – A República do Entretenimento in Vida, o filme. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
- ROCHA, Everardo, BARROS, Carla, KARAM, Karine. Diversões perigosas: experiências de entretenimento e limites de consumo. Revista Alceu. PUC-RIO. Disponível em http://revistaalceu.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home. Acesso em 23/03/2015.
- Alexandre Leonarde: Professor Doutor em Sociologia, Estudo do Lazer e Entretenimento pela Universidade de São Paulo (USP). Obra consultada: Industria Cultural e Entretenimento. Disponível em: http://www.leonarde.pro.br/. Acesso em 23/03/2015.
Assim compreendido, podemos identificar e citar algumas características e aplicações da Indústria do Entretenimento:
- Neste grande grupo, podemos associar como constituintes as emissoras de rádio, televisão, cinema, gravadoras de música, propagandas, revistas, jornais;
- A indústria do entretenimento pode elaborar conteúdos (“produtos”) com o objetivo de aumentar o consumo e, por consequência, modificar hábitos;
- Transforma formas de expressão da sociedade (como eventos e manifestações) em “mercadorias”;
- Registra acontecimentos como forma de consulta histórica, por exemplo, ao registrar músicas, dança, gastronomia, indumentária, etc.
Contextualizando com nossa realidade – a Engenharia de Produção – relembremos o conceito:
“Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia” (Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE) (4)
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