LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL
Por: sales souza • 14/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 2.177 Visualizações
Centro Universitário do Norte – UNINORTE
LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL
Manaus – AM
2017
Centro Universitário do Norte – UNINORTE
LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL
Manaus – AM
2017
- INTRODUÇÃO
O presente Laudo Técnico de Inspeção Predial foi solicitado pela Professora Maria do Perpétuo Socorro Lamego Vasconcelos e tem o seu conteúdo embasado na Norma de Inspeção Predial 2009 do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia – Entidade Nacional) e da Norma de Manutenção de Edificações NBR 5674, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e na conservação das edificações.
Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial da edificação, tendo como escopo um diagnóstico parcial do edifício analisado, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção, com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação.
Neste contexto, a ANOMALIA representa a irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a FALHA diz respeito à manutenção, operação e uso do edifício em estudo.
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
- Identificação
Edificação: Prédio residencial.
Endereço: Rua Rio Carboris, nº38, Novo Aleixo, Manaus – AM.
[pic 5]
[pic 6]
- Data da Vistoria
A vistoria foi realizada na edificação residencial nos dias 12/03/2017 no período da tarde e 18/03/2017 também no período da tarde.
- Objeto da Inspeção
Trata-se de um imóvel de uso inicialmente residencial, com idade aproximada de 20 anos, informação fornecida por moradores, pois não havia projetos para recolher esses dados, anteriormente compostos por 2 pavimentos, edificados em terreno próprio com área superficial e suas dimensões estimadas em 08m de largura e 25m de comprimento, que totalizam uma área de 200m².
Atualmente o imóvel encontra-se mobiliado e ocupado, composto dos seguintes ambientes no pavimento térreo: sala, 2 suítes, cozinha, banheiro de serviço, garagem e quintal. No pavimento superior abriga: 4 apartamentos com sala, cozinha, quarto e banheiro. Preservaram-se ao longo do tempo algumas características da edificação original, como as alvenarias em tijolo maciço, as janelas e portas de madeira, as esquadrias de ferro, porém algumas intervenções foram realizadas e descaracterizaram parte da construção inicial, como por exemplo, um quarto que foi demolido para aumento da garagem e um depósito construído no quintal.
- Ficha Técnica
Endereço: Rua Rio Caboris, nº38, Novo Aleixo, Manaus – AM.
Proprietário: Dirlei Ferreira da Silva.
- Registro Fotográfico
Apresentamos o registro fotográfico dos ambientes vistoriados/inspecionados que fazem parte da edificação.
Fachada
[pic 7][pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
Parede
[pic 11][pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16][pic 17]
[pic 18]
- METODOLOGIA
- Critério Utilizado
A inspeção predial está baseada na vistoria da edificação, que tem como resultado a análise técnica do fato ou da condição relativa à utilização, mediante a verificação “in loco” de cada sistema construtivo, no que tange a segurança e a manutenção predial, de acordo com as diretrizes da Norma de Inspeção Predial do IBAPE – 2009 e da Norma de Manutenção em Edificações - NBR 5674, da ABNT.
A inspeção procede ao diagnóstico das anomalias construtivas e falhas de manutenção que interferem e prejudicam o estado de utilização do prédio e suas instalações, tendo como objetivo verificar os aspectos de desempenho, vida útil, utilização e segurança que tenham interface direta com os usuários.
Nota: Não foram realizados testes, medições ou ensaios na ocasião das vistorias, conforme nível de inspeção estabelecido no escopo para realização deste trabalho.
- Nível de Inspeção
Esta inspeção é classificada como “Inspeção de Nível 01”, representada por análises realizadas in loco e sistemas construtivos vistoriados, com a identificação de suas anomalias e falhas que se apresentam de forma aparente.
Caracteriza-se pela verificação isolada ou combinada das condições técnicas de uso e de manutenção do sistema da edificação, de acordo com a Norma de Inspeção Predial do IBAPE, respeitado o nível de inspeção adotado, com a classificação das deficiências encontradas quanto ao grau de risco que representa em relação à segurança dos usuários, à habitabilidade e à conservação do patrimônio edificado.
- Documentação Analisada
O imóvel não disponibiliza de nenhum tipo de projeto (arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, etc.)
- Grau de Risco
Grau de Risco Regular: impacto parcialmente recuperável – é aquele que provoca a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas, deterioração precoce e desvalorização em níveis aceitáveis.
- Anomalias
As anomalias encontradas no edifício analisado foram consideradas funcionais e exógenas, pois foram causadas por terceiros e outras provenientes da degradação.
Possíveis Causas: carregamento indevido e anormalidades causadas pelo desenvolvimento espontâneo de decomposição e desgaste dos materiais pelas intempéries.
...