O Concreto Armado e Protendido
Por: vanderwodsen • 2/2/2021 • Trabalho acadêmico • 2.616 Palavras (11 Páginas) • 218 Visualizações
NBR 7187 – Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento
A norma técnica teve sua origem em 2002, em seu prefácio é apresentado os objetivos, as referências técnicas, os princípios e apresentações de projetos, as disposições construtivas e suas respectivas execuções.
Em seu item 1.1 a norma apresenta seus objetivos que são fixar os requisitos para os projetos, as execuções e o controle de pontes de concreto armado e concreto protendido
No item 1.2 é passado que para estruturas de características excepcionais se deve seguir as recomendações desta norma técnica, quando não se há todas as exigências vigentes na NBR 7187, deve-se seguir as recomendações de demais normas com o caráter de segurança
No item 2 são citadas as normas técnicas que foram usadas como referência para a elaboração da NBR 7187, ressalta-se neste tópico que caso haja a necessidade de revisões de alguma norma, isso deve ser levado em consideração para a elaboração de novos projetos
Como referências para a NBR 7187, temos:
• NBR 6118:2003 - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
• NBR 6123:1988 - Forças devidas ao vento em edificações – Procedimento
• NBR 7188: 1984 - Carga móvel em ponte rodoviária e passarela de pedestre – Procedimento
• NBR 7189:1985 - Cargas móveis para projeto estrutural de obras ferroviárias – Procedimento
• NBR 8681:2003 - Ações e segurança nas estruturas – Procedimento
• NBR 10839:1989 - Execução de obras de arte especiais em concreto armado e concreto protendido – Procedimento
• NBR 12655:1996 - Concreto - Preparo, controle e recebimento
No item 3.1 são relacionados os itens mínimos para um projeto de pontes, que podem ser: elementos básicos, memorial descritivo, memorial de cálculo e projetos executivos
No item 3.2 são determinados os elementos básicos do projeto e levantamentos que servirão como base para as etapas iniciais da obra, esses podem ser definidos como: levantamentos topográficos, dados geotécnicos, gabaritos e as condições de acesso a obra.
No item 3.3 é apresentado o memorial descritivo da obra, esse memorial contém todo o seu processo construtivo, a justificativa da técnica e da estrutura adotada para o projeto em si.
No item 3.4 é apresentado o memorial de cálculo da estrutura, neste documento devem ser apresentados com detalhes as características geográficas da edificação, as hipóteses de cálculo para sua concepção, devem ser apresentados também uma lista com todos os símbolos, formulas e normas técnicas utilizadas durante a concepção do projeto
No item 3.5.1 é apresentado que os desenhos e os projetos técnicos devem sempre estar em escalas adequadas e apresentar todos os dados necessários para a execução da obra de pontes. Para os desenhos de implantação da obra deve-se tomar as precauções para que os mesmos tenham todas as características geométricas da edificação e a sua localização afim de que se interaja com as características locais.
No item 3.5.2 é determinado que nos perfis do projeto devem ser apresentados as cotas do greide, do terreno e os possíveis cortes e aterros que terão no local. Nos projetos devem constar também os gabaritos impostos em largura e altura, as cotas dos elementos de fundação e o nível de água do terreno.
No item 3.5.3 é relatado que em planta o projeto deve seguir os parâmetros do levantamento topográfico da edificação. Deve ser mostrado a compatibilização entre a obra projetada e o terreno em si
No item 3.5.4 é relatado que os projetos finais de fôrmas devem conter todo o detalhamento dos elementos componentes na estrutura da ponte. A estrutura deve ser devidamente detalhada através de plantas, elevações e cortes, e deve também ser mostrados todos os elementos secundários da estrutura, a localização dos postes de energia e os detalhes da drenagem da ponte.
No item 3.5.5 relata que nos projetos de fôrmas também devem conter a classe das cargas móveis, os dados geotécnicos do terreno, o carregamento da ponte para ser distribuído sobre a sua fundação e as descrições de todos os materiais que serão utilizados na obra como um todo.
No item 3.5.6 é relatado que quanto ao aço utilizado na obra, o mesmo deve ser devidamente mencionado no projeto executivo, e deve conter sua respectiva quantidade, posição de cada barra, diâmetros das armaduras longitudinais e dos estribos, ganchos e emendas das barras, dobramentos e os seus cobrimentos necessários.
No item 3.5.7 é relatado que para obras complexas, deve ser elaborado projetos auxiliares, que contenham seus planos de concretagem, as juntas necessárias para cada trecho. Para o concreto protendido deve ser apresentado o plano de protensão e suas devidas tabelas.
No item 3.6 é especificado que todos os documentos das determinações anteriores para executar a obra que não forem devidamente entregues, necessitam ser entregues posteriormente como especificações.
No item 4.1 são apresentados os requisitos de projeto, onde é afirmado que a estrutura deve ser devidamente calculada e projetada atendem as exigências de qualidade da NBR 6118/2003, e garantir que sejam respeitados os estados limites últimos e os estado limites de serviço, assim como as condições de durabilidade mínima para a estrutura ser estável.
No item 4.2 são apresentados para os estados limites últimos da estrutura de pontes, deve-se considerar as tabelas 3 e tabela 10 da NBR 6118/2003. O estado limite ultimo podem ser caracterizados como o colapso ou qualquer forma de paralisação da estrutura
O estado limite de serviço pode ser definido como a utilização, a funcionalidade da estrutura, sua aparência e o conforto para os usuários.
Para determinar os requisitos de manutenção das estruturas, torna-se necessário pesquisar nas seções 6 e seção 7 da NBR 6118/2003
A NBR 7187 utiliza as unidades de medidas pelo sistema internacional, com isso é necessário utilizar:
• Cargas, forças centralizadas ou forças distribuídas: kn, kn/m, kn/m² respectivamente
• Pesos específicos: kn/m³
• Tensões e resistências: Mpa,
• Momentos fletores: kn*m
No item 7 da NBR 7187, são classificadas as ações sobre a estrutura. Ações podem ser definidas como carregamentos que ao entrarem em contato com a estrutura provocam deformações ou o aparecimento dos esforços na mesma. Podem ser classificadas como:
...