O Mel De Abelha
Por: Michael Santos • 27/9/2018 • Resenha • 2.459 Palavras (10 Páginas) • 201 Visualizações
Resumo
O setor apícola ano após ano vem crescendo em varias regiões do Brasil graças a esforços individuais e de parcerias bem sucedidas entre apicultores, empresas privadas e Governos, federal, estadual e municipal, além do Terceiro Setor (em destaque as Associações). Apesar de ainda haverem inúmeros apicultores independentes, a maioria tem entendido a importância da parceria para alavancar o setor apícola. A estatística tem mostrado quão favorável estão os mercados nacional e internacional, para absorver a produção dos produtos oriundos da apicultura. Aspectos importantes como a gestão, otimização, a pesquisa, novos métodos, novas tecnologias, controle, embora venham sendo abordados, ainda carecem de maior atenção e orientação. O trabalho em questão tem como objetivo propor o desenvolvimento de um produto por meio do PDP, para aumentar a produtividade de mel. Para que fosse possível a confecção desse trabalho, na fase conceitual foi utilizada a pesquisa exploratória, em especial o levantamento bibliográfico, em outro momento também foram outros métodos, tais como: pesquisa descritiva e quantitativa, com coleta de dados bem específicos in loco. Os resultados evidenciaram a necessidade de novos produtos que visem otimizar o processo apicola, impactando diretamente na qualidade de vida da população envolvida e norteando o empreendedor que a ainda vê essa atividade como um caminho de incertezas e prejuízos. Há também a importância da aproximação dos apicultores com órgãos como o SEBRAE, associações, cooperativas, que auxiliam tanto na redução dos custos com a produção, bem como a diminuição dos riscos inerentes aos processos. Onde se destacam dois: manejo e comercialização.
Introdução
O entendimento com relação ao que é apicultura propõe que; é uma atividade que consiste na criação controlada de abelhas da espécie “Apis”, por meio das quais é produzido o mel, própolis, pólen, geleia real, cera, apitoxina, entre outros. A aplicação econômica desses produtos é bem variada, indo desde a indústria alimentícia, passando pela farmacêutica, até a de cosméticos (Embrapa, 2003).
Segundo Vieira (1992), a atividade apícola pode ser definida como a arte ou a ciência de criar a melhor abelha para que, no menor tempo, nos forneça seus produtos, em maior quantidade, da melhor qualidade e pelo menor custo, para que obtenhamos maiores lucros.
A apicultura se destaca em relação a as outras atividades agropecuárias, pois requer menor investimento, e salvo o esforço físico a manutenção não é muito difícil de ser feita. A atividade apícola ainda representa para a maioria dos seus adeptos, uma renda secundaria. Ainda assim tem se mostrado um importante gerador de fluxo de renda, e ainda auxilia na manutenção socioambiental.
A flora e o clima da região favorecem em muito a pratica apícola, que embora tenha o mel como seu principal produto gerador de receita, encontra nessa região outras possibilidades comerciais como; aluguel de colônias para polimerização. Segundo Freitas (2003), o aluguel de colmeias para a polimerização vem crescendo e se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, servido de catalizador para o aumento de produtividade de diversas culturas, como exemplo a fruticultura.
“Dependendo da florada e da dimensão da área, um produtor aluga entre 10 e 20 colmeias. O preço varia entre R$ 20 e R$ 30 por colmeia, mas como o serviço é relativamente recente, ainda é pouco procurado”, diz Rogério Matos, consultor da API-DF.
Minas Gerais ocupa hoje o terceiro lugar no ranking de produção de mel.
Segundo o IBGE, em 2016 o Brasil produziu quase 40 mil toneladas. Cinco estados ficaram no pelotão de frente: Rio Grande do Sul (6.283 toneladas), Paraná (5.992 toneladas), Minas Gerais (4.906 toneladas) e São Paulo (3.642 toneladas).
Justificativa
A elevada produtividade apícola da região norte de Minas Gerais é hoje um campo muito atraente para pesquisadores, estudantes, engenheiros de produção, agrícola, agrônomos, técnicos, entre outros. Segundo Alex Demier (engenheiro agrônomo da Codevasf, 2016), Bocaiuva, Glaucilândia e Engenheiro Navarro, juntos, produziram em 2016, 300 ton. de mel. Segundo o IBGE (2016), Bocaiuva se destacou como maior produtor da região norte, e esta entre os maiores produtores do país. No estado fica atrás apenas de Itamarandiba no Vale do Jequitinhonha.
Luciano Fernandes, presidente da Coopemap (Cooperativa dos Apicultores e agricultores Familiares do Norte de Minas), em entrevista ao site em.com em 2016 diz que, a perspectiva de produção de mel na região de Bocaiuva é de 500 ton, e 800 ton para toda a região.
O grande desafio no setor apícola, além de conquistar novos mercados, é expandir o setor. Apesar do grande numero de apicultores na região, muitos ainda buscam trabalhar de maneira independente, oque prejudica não só a produção, como também enfraquece as associações e cooperativas locais.
Rodrigo Rodrigues (em entrevista à rádio Educadora, 2017), destaca que o baixo nível tecnológico reprime melhores resultados e compromete o potencial da atividade. “Para garantir trabalho e renda de maneira sustentável é preciso qualificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), promovendo melhorias na gestão, na produção e na organização dos produtores. Por isso, vimos buscar o apoio da Anater na disponibilização de Ater à cadeia produtiva da apicultura do Norte de Minas”, justifica. As importantes parcerias firmadas ao longo dos anos favorecem a melhora significativa da gestão e manejo apícola, fatores importantes para o aumento da produção e lucratividade.
Segundo Lemes Junior et al. (2005), a gestão financeira envolve desde a decisão de obtenção e utilização de recursos financeiros ate o planejamento, acompanhamento e controle das atividades e projetos da empresa, de forma a assegurar que os objetivos de resultados estabelecidos sejam cumpridos.
Sendo assim, o apoio aos produtores no que diz respeito à gestão financeira constitui importante passo para alavancar a lucratividade e expansão do setor.
No setor apícola existem inúmeras oportunidades de expansão. Uma oportunidade interessante e de uso constante fora do Brasil, é o serviço de polimerização, pouco explorado na região norte de minas, e também no Brasil, pode proporcionar rendimento bastante interessante para o apicultor, empresas existentes ou que sejam criadas para atender essa demanda.
...