O Parecer Geotécnico
Por: C4T3DR4L • 12/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 295 Visualizações
PARECER TÉCNICO GEOTÉCNICO
ARTHUR MOREIRA DIAS
CAROLINE BURGOS ZENAIDE DE QUEIROZ
CAIO FILIPE JAPIASSU ARAUJO
LEONARDO FIGUEIREDO SALES SILVA
MATHEUS LOURENÇO DE ANDRADE
Recife, Junho de 2019.
INTRODUÇÃO
A JOTA SOLOS SOLUÇÕES EM ENGENHARIA LTDA, apresenta relatório técnico referente ao perfil geotécnico e as fundações do Edf. Garagem do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco localizado na Rua João Lira, Santo Amaro – Recife/PE.
Empreendimento: Edifício Garagem do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
Localização: Rua João Lira, Boa Vista – Recife/PE
Empresa responsável pela execução das fundações: Fundações Rossi LTDA
Valor estimado da obra: R$ 850.000,00
Porte da edificação: Edifício com 4 pavimentos
Área do terreno: 3908,26 m²
Número de pilares: 54
Número de estacas: 186
Tempo de execução: 1 mês
Tipo de fundação: Estacas em hélice contínua
ANÁLISE DO SOLO E RELATÓRIO DE SONDAGEM
Análise do relatório de sondagem
Segundo relatório de sondagem e perfil geotécnico em anexo, o nível do lençol freático varia entre as cotas -1,80 e 2,60. O perfil do terreno nos mostra uma cada de areia silto-argilosa até a cota -1,5m; passando por uma camada de areia siltosa pouco compacta até a cota -7,0 m; seguindo por uma camada de argila siltosa, mole a média até a cota -11,0 m; e uma cada de areia siltosa, pouco compacta a compacta até a cota -24,5 m.
TIPO DE FUNDAÇÃO UTILIZADA
Justificativa para escolha do tipo de fundação
Por se tratar de uma edificação destinada a receber grandes cargas estáticas e pelas características do terreno, não é recomendado a utilização de fundações rasas. Por ser localizado em terreno amplo e próximo a área de mangue, sem presença de rochas ou matacões e com lençol freático elevado, a escolha se deu pela fundação de estacas em hélice contínua. Sendo um tipo de fundação de execução rápida e de poucos ruídos e vibrações se comparado aos outros métodos convencionais.
Estacas de hélice contínua
A obra foi composta por 204 estacas, de 20m e 22m de comprimento cada. Sendo, 98 com diâmetro de 400mm e 106 com diâmetro de 500 mm em concreto, conforme projeto de fundações em anexo 02.
A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada “in-loco”, escavada, executada por meio de trado contínuo, do tipo hélice, que escava o solo funcionando como um “saca-rolhas” conforme o anexo 03. A concretagem destas estacas é feita por injeção de concreto, sob pressão controlada, através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. O equipamento utilizado usa o sistema Taracod de monitoramento eletrônica que possui sensor de inclinação, profundidade, torque, velocidade de rotação, pressão do concreto e volume de concreto.
É importante, antes da execução, a correta locação dos piquetes posicionados de forma a permitir a localização visual dos pontos em que serão executadas as estacas, evitando assim, que a movimentação dos equipamentos na superfície do terreno desloque os piquetes. Esse procedimento tem suma importância, pois a diferença da localização do eixo da estaca executada e o eixo da estaca de projeto depende principalmente do correto posicionamento do equipamento.
A perfuração foi executada por cravação da hélice no terreno por rotação assim como no anexo 04, com um torque apropriado para que a hélice vença a resistência do solo, alcançando a profundidade determinada em projeto. A perfuração foi executada sem que em nenhum momento a hélice fosse retirada do furo, sendo o torque aplicado por meio de uma mesa rotativa situada no topo da hélice. Durante a introdução do trado é importante minimizar o eventual desconfinamento provocado pela remoção excessiva do solo durante a sua penetração. Isto é conseguido tomando-se o cuidado para que a velocidade de penetração do trado seja igual ou bem próxima ao produto da velocidade de penetração do trado pelo seu passo. Quando a velocidade de penetração do trado é muito maior, a probabilidade de prendê-lo é grande; em contrapartida, quando a velocidade é muito menor o trado funciona como um transportador provocando, assim, o desconfinamento do solo circundante com a consequente perda da capacidade de carga.
...