O Referencial Teorico
Por: empu • 23/8/2016 • Trabalho acadêmico • 683 Palavras (3 Páginas) • 593 Visualizações
2. Referencial teórico
2.1. Som
Neste capítulo será demonstrado as propriedades e definições do som que necessitam ser citadas para o bom desenvolvimento e compreensão deste trabalho.
O som é o resultado de vibrações ou ondas mecânicas geradas por um corpo vibrante, transmitido por um meio material (sólido, líquido e gasoso), pois o som não se propaga no vácuo, conforme foi comprovado por Robert Boyle em 1660.
Sons são perceptíveis ao ouvido humano somente entre os valores de frequência de 20Hz e 20.000Hz
TABELA PAG. 27 LIVRO ACUSTICA ARQUITETÔNICA
2.1.2. Velocidade de propagação (C)
É diretamente proporcional à densidade do meio, não sofre influência da pressão atmosférica e não varia com a frequência.
2.1.3. Período (T) e Frequência (f)
Período é o intervalo de tempo decorrido para que um ciclo se complete na curva de variação de pressão ambiente com o tempo.
Em acústica, é usual trabalhar-se considerando a frequência como o inverso do período.
F= 1/T
Frequência indica o número de períodos existentes em um segundo, sendo sua unidade em ciclos por segundo, ou Hertz (Hz) em homenagem a Heinmich Rudolf Hertz.
2.1.4. Comprimento de onda
É a distância percorrida pela onda sonora segundo o ciclo completo de pressão/depressão, definida como: (fórmula)
GRÁFICO PAG 28
2.2. Fenômenos sonoros
2.2.1. Reflexão
Ondas sonoras provenientes de um ponto P, que encontram um obstáculo plano e rígido Z, produz reflexão das ondas sobre o obstáculo. Na volta, produz-se uma série de ondas refletidas em sentido inverso ao das ondas incidentes e se comportam como se estivessem sendo propagadas inicialmente de um ponto P’, simétrico à fonte P.
A reflexão do som pode ocasionar os fenômenos eco e reverbação:
- Eco: acontece quando o som, refletido por uma ou mais superfícies, retorna a um mesmo receptor num intervalo de tempo maior que 1/15 do segundo. Para uma pessoa ouvir o eco produzido por ela, esta deve ficar situada a, no mínimo, 17m do obstáculo refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons com intervalos de 0,1s. O som, que tem velocidade de 340m/s, percorre 34m nesse tempo.
- Reverbação: prolongamento necessário de um som produzido, a título de sua inteligibilidade em locais mais afastados da fonte produtora. Isso se dá basicamente em recintos fechados. Para determinar o tempo ótimo de reverberação tem-se a Norma NBR 12179 - Tratamento Acústico em Recintos Fechados, que indica o valor ideal de acordo com o volume dos ambientes e as atividades neles desenvolvidas. De acordo com o Comitê Técnico em Acústica Arquitetônica da Sociedade Americana de
Acústica, o tempo de reverberação para Salas de Aula deve estar na faixa de 0,4 a 0,6 s.
2.2.2. Refração
Consiste na mudança de direção que uma onda sonora sofre ao passar de um meio para outro, devida à brusca variação da velocidade de propagação que sofre a onda, mas mantêm constante a frequência.
2.2.3. Difração
Propriedade que uma onda sonora possui de transpor obstáculos. As ondas sonoras não se propagam somente em linha reta, mas sofrem desvios nas extremidades dos obstáculos que encontram.
2.2.4. Ressonância
...