TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Existem três etapas para o método aqui proposto: desenvolvimento de questionários e coleta de dados, agrupamento de dados  e análise de dados .


Desenvolvimento de questionário e coleta de dados

Um estudo recente de Kull et al. Sugere que a cultura nacional pode influenciar a implementação de práticas enxutas.
O estudo está focado em empresas de manufatura brasileiras, os entrevistados devem ter experiência em PE  e estarem cientes das tecnologias da indústria 4.0
Devido a esses critérios, a amostra incluiu empresas de diferentes setores industriais devido ao número limitado de empresas no Brasil adotando as práticas de PE e minimamente iniciadas na Indústria 4.0.
A amostra apresenta uma quantidade equilibrada de empresas para cada variável contextual. A maioria dos entrevistados era de grandes empresas (67,3%); a maioria das empresas pertencia ao setor metal-mecânico (61,8%) e a maioria (70,9%) iniciou sua implementação de PE há mais de 2 anos.

Características da amostra Tamanho da empresa

Pequena e média (< 500 funcionários)

18

32.7%

Grande (> 500 funcionários)

37

67.3%

Setor industrial

Metal-mecânico

34

61.8%

Têxtil

6

10.9%

Automotivo

4

7.2%

Alimentício

3

5.4%

Outros

8

14.6%

Implementação de PE na empresa

≤2 anos

16

29.1%

>2 anos

39

70.9%


A primeira parte do questionário teve como objetivo coletar informações demográficas dos entrevistados e suas empresas.
A segunda parte avaliou o nível de adoção de práticas de PE com base no modelo de avaliação de Shah e Ward
A terceira parte do questionário visava medir o grau de adoção das tecnologias da Indústria 4.0 dentro das empresas.
A quarta parte avaliou a melhoria do desempenho operacional observada nos últimos três anos, de acordo com cinco indicadores: produtividade,  nível de entrega de serviço, nível de estoque, segurança no trabalho (acidentes) equalidade (refugo e retrabalho).


3.1 Agrupamento de dados



Nesta etapa, realizamos três agrupamentos das observações usando as variáreis: nível de implementação de práticas de PE, nível de adoção de tecnologias da Indústria 4.0 e melhoria de desempenho operacional.
Primeiro aplicamos um método hierárquico para identificar o número adequado (digamos k) de agrupamentos ,usando a variável “nível de implementação das práticas de PE”, identificaram-se dois grupos.
Terceira análise de agrupamento foi realizada levando em consideração a melhoria do desempenho operacional, Os resultados para os cinco indicadores de desempenho apontaram a existência de dois grupos, cujas diferenças significativas nas médias.


Análise dos dados


Após os três conjuntos de agrupamentos serem identificados testamos então, as diferenças por meio de duas variáveis contextuais
Primeiro verificamos os dados usando o teste de Kolmogorov-Smirnov (KS) e descobrimos que os dados da amostra não seguem uma distribuição normal (p-valor <0,05). Identificamos, então, técnicas não paramétricas adequadas para analisar os dados em questão.
Primeiro, testamos se a frequência de observações do grupo de implementação de PE (BPE e APE) foi associada ao nível de adoção das tecnologias Indústria 4.0 (BTC e ATC) de acordo com o nível de melhoria no desempenho operacional (BMD e AMD)
Em segundo lugar, testamos os dados de cada variável contextual de acordo com as tecnologias da Indústria 4.0 e os níveis de implementação de PE. Consideramos associações significativas com valores residuais ajustados maiores do que |1.96| e |2.58|, correspondendo a um nível de significância de 0,05 e 0,01, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com