Relatório de Construção Civil
Por: Matheus Quinquio • 22/11/2017 • Relatório de pesquisa • 935 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ENGENHARIA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
PROFº DR. ARTUR PANTOJA
PALESTRA DE CONTRUÇÃO CIVIL
Discente: Matheus Pimenta Quinquio
RA: 172054231
Ilha Solteira
31 de outubro de 2017
Sumário
1.Introdução................................................................................3
2.Resumo...................................................................................4
2.1.Aprendizados Organizacionais.....................................4
2.2.Aprendizados Técnicos................................................5
2.3.Aprendizados Comerciais............................................6
2.4.Pesquisa de Complemento.........................................7
3.Conclusão................................................................................8
4.Bibliografia e Referências........................................................9
5.Anexos...................................................................................10
Introdução
No dia 18 de outubro de 2017, os ingressantes de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo Docente Marco Antônio de Morais Alcântara sobre uma subárea da Engenharia Civil, a área de Construção Civil e suas especificidades e aplicações.
Resumo
2.1.Aprendizados Organizacionais
Na engenharia e na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte, que são obras de maior porte destinadas a infraestrutura como pontes, viadutos ou túneis. É a execução de todas as etapas do projeto da fundação ao acabamento, consistindo em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetura em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, como por exemplo a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, etc. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
2.2.Aprendizados Técnicos
O foco principal do palestrante foi baseado nos pilares: planejar, intervir, executar e desafios. O planejar está relacionado com o melhor aproveitamento do solo, do sistema construtivo e da gestão da obra, usando-o de forma múltipla e ordenada. Antes da execução de uma obra, é necessário o desenvolvimento de um projeto, de um cálculo financeiro, saber quais os materiais que serão utilizados, como as devidas fundações e meios para a implantação da obra.
Já o item intervir, está relacionado com a intervenção humano por meio das construções, porém de forma sustentável, que atenda as demandas da sociedade, os custos e produza o menor impacto ambiental.
A parte de execução é destinada a engenheiros apenas graduados, ou aqueles que tiveram por formação adicional a área da construção civil. E sempre tendo como desafio uma obra de grande qualidade visando o menor custo, tendo como meta um maior custo benefício.
2.3.Aprendizados Comerciais
A área da Construção Civil permite ao profissional projetar, executar, fiscalizar, entre outras funções. Todo engenheiro já graduado tem condições de empregar tais itens. Contudo, ainda existe a possibilidade de especialização na subárea da Construção, sendo responsável portanto por uma busca de uma obra com mais qualidade e com menores custos, isto deve-se ao emprego de materiais recicláveis, sustentáveis e inovadores, que ganham cada vez mais espaço na construção civil.
...