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SOLUCÃO DE UM PROBLEMA RELACIONADO A PLANTA DE MINERAÇÃO

Por:   •  30/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.220 Palavras (25 Páginas)  •  185 Visualizações

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São Bernardo do Campo

2017

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MATHEUS BELLO MARAGNO

conceitos de robótica ATUAndo NA ÁREA RESIDENCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN – Unidade ABC, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia Elétrica.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Cidade,dia de  mês de ano (Fonte Arial 12)

Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação.

Dedico este trabalho aos meus pais, parte essencial da minha vida, que não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida acadêmica.


AGRADECIMENTOS

Primeiramente devo agradecer aos meus pais por proporcionar esta oportunidade de aprendizado;

A minha irmã que esteve sempre presente e disponível quando surgiam as complicações;

Aos professores que passaram de alguma maneira suas experiências e ensinamentos que serão levados para toda vida;

Ao professor Enrico que me ajudou na ideia e desenvolvimento deste trabalho;

Aos colegas de classe que passaram cinco anos ao meu lado, desenvolvendo atividades, quebrando a cabeça em listas de exercícios;

Aos meus amigos mais próximos que acompanharam de perto esta minha caminhada, especialmente Anny, Jéssica e Rodolpho. Que me ajudaram de todas as formas possíveis sendo na revisão do trabalho, compartilhamento de ideias, todos tem um pedaço de si neste trabalho;

Enfim muito obrigado a todos, sem vocês tudo isso seria muito mais difícil.


MARAGNO, MatheusBello. Conceitos De Robótica Atuando Na Área Residencial. 2017. 35. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica – Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN – Unidade ABC, São Bernardo, 2017.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar os conceitos da robótica fazendo o uso de uma alternativa de código aberto para o desenvolvimento de um robô autônomo em sua área de atuação residencial, capaz de identificar o ambiente a sua volta através de um algoritmo de localização e mapeamento simultâneo (SLAM). Aplicando seus conceitos e dispondo de novas tecnologias tal como Internet das Coisas e sistemas embarcados é possível criar um dispositivo interativo conectado a internet capaz de realizar qualquer tarefa.

Palavras-chave: Internet das Coisas;RaspberryPi; SLAM.


MARAGNO, Matheus Bello. Conceitos De Robótica Atuando Na Área Residencial. 2017. 35. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Elétrica – Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN – Unidade ABC, São Bernardo, 2017.

ABSTRACT

The objectiveofthisstudyistodemonstratetheconceptsofroboticsmaking use ofan open sourcealternativetothedevelopmentofanautonomousrobot in its arearesidential, capableofidentifyingtheenvironmentaroundthemthroughanalgorithm for simultaneouslocalizationandmapping (SLAM). Applying its conceptsandoffering new technologiessuch as the Internet ofThingsandembedded systems it ispossibletocreateaninteractivedeviceconnectedtothe internet capableofperforminganytask.

Key-words: Internet of Things;Raspberry Pi;SLAM.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Robô Shakey construído em        Stanford ResearchInstitute (SRI)        19

Figura 2 –Internet ofThings IOT        22

Figura 3 – RaspberryPi        24

Figura 4 – Símbolo Copylef        26

Figura 5 – Representação de um Mapa Topológico        28

Figura 6 – Representação de um Mapa Métrico        29


1        INTRODUÇÃO        13

2        O QUE É ROBÓTICA        14

2.1        RESUMINDO A DOMÓTICA        15

2.2        O QUE É UM ROBÔ?        16

2.2.1        Classificação dos robôs        16

2.2.2        Vantagens e desvantagens dos robôs        17

2.2.3        Componentes de um robô        18

2.3        ROBÓTICA INSPIRADA EM I.A.        18

2.3.1        Inteligência artificial (I.A)        19

3        COMUNICAÇÃO O QUE É        21

3.1 Internet of things IOT        22

3.2 A invenção do software de código aberto        24

4        MAPEAMENTO E LOCALIZAÇÃO        27

4.1.1        Mapas topológicos        27

4.1.2        Mapas métricos        28

4.1.3        LANDMARKS        29

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