Sistemas de Informação – Sistema ERP - Openbravo
Por: Rafael Simões • 30/11/2022 • Seminário • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 81 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
[pic 1]
Rafael Simões Pinheiro Lima - 11201810154
Sistemas de Informação – Sistema ERP - Openbravo
Prof.ª Lucélia Borges da Costa
SANTO ANDRÉ
2021
Sumário
1. Introdução 3
2. Revisão Bibliográfica 4
3. Conclusão 5
4. Referências bibliográficas 5
Introdução
Sistemas de Informação é a expressão comumente utilizada para descrever uma metodologia, seja ela um sistema computadorizado ou manual, que abrange indivíduos, computadores e métodos organizados para a realização de um trabalho. Consiste de um conjunto de componentes que, quando interligados, coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar o processo de tomada de decisão e o controle de uma organização ou empresa.
No que se refere ao processo de tomada de decisão, presumimos que é necessário grau de autoridade elevado bem como a disponibilidade de informação, o que comumente está relacionado às políticas empresariais, que geram um bom sistema de informação. Essas políticas são utilizadas no âmbito geral de uma empresa, devendo ser seguida por todos os colaboradores e funcionários. Porém, cabe a um tomador de decisão o poder de realizar as principais tarefas para que o sistema prospere: planejar, organizar, analisar e controlar.
Os sistemas de informação organizacionais foram criados para solucionar diversos problemas dentro das organizações, como agrupamento inadequado e duplicidade de informações, inexistência de funções relevantes para a construção de métricas para o desenvolvimento da empresa, entre outros infinitos problemas que podem ser listados. Um sistema de informação bem estruturado deve desenvolver soluções que atendam às finalidades desejadas, controlando os processos internos e auxiliando os usuários nos seus processos diários. Ainda que cada componente do sistema execute uma função, todos elas dever estar inter-relacionadas para que seja mais fácil a análise das informações.
O papel estratégico dos sistemas de informação giram em torno de 5 principais fatores: da qualidade, custo, rapidez, confiabilidade e flexibilidade. Esses são os principais pontos para que esses sistemas sejam eficientes. Atualmente, observa-se que a demanda por tecnologias assertivas e inovadoras está crescendo exponencialmente uma vez que os padrões de exigência estão cada vez mais elevados. Assim, os fundamentos trazidos pelos sistemas de informação se tornaram um diferencial capaz centralizar as informações da empresa em um só lugar e, consequentemente, proporcionar uma drástica redução nas falhas que antes aconteciam mais frequentemente no dia a dia das empresas, possibilitando a automatização de processos e uma entrega mais assertiva.
Assim, falarei sobre o sistema ERP open source Disoft, seus critérios descrevendo suas funcionalidades e elencando suas vantagens e desvantagens, considerando a importância de sistemas como esse na integração de dados, informações e pessoas em uma organização.
Revisão Bibliográfica
Atualmente, apostar em inteligência de negócios é um dos mais importantes pontos para quem está inserido em um ambiente corporativo uma vez que existe cada vez mais uma automatização quando se fala em controle interno e gerenciamento. Nos dias de hoje, as empresas conseguem ter acesso a uma infinidade de estatísticas e dados relacionados ao seu próprio negócio. A gestão desse conjunto de informações se torna um grande desafio para gestores da atualidade que estão em busca de cada vez serem mais assertivos nas suas decisões.
Esses profissionais utilizam critérios qualitativos e quantitativos de pedidos para
poderem crescer em um determinado sistema e nas suas decisões, isto porque a competitividade no mercado é cada vez um desafio maior na jornada uma vez que a rivalidade entre os concorrentes, o poder de barganha dos clientes e fornecedores, e novos entrantes no mercado estão sendo cada vez maiores nos dias atuais. Portanto, ser líder em custos e a diferenciação do produto é cada vez mais necessário se a empresa quer ser uma expoente no mercado. Assim, o auxílio de sistemas de gestão integrados é muito importante para conquistar essa relevância.
Sistema de Gestão Integrados, ou ERP ( Enterprise Resource Planning) são softwares voltados para o ambiente corporativo, realizando a integração de diferentes setores de uma empresa. Ele permite juntar dados, informações e processos de setores diferentes em um ambiente único. Um ERP é formado por diferentes módulos e, cada um desses módulos é individualizado para a coleta de dados de cada área de negócio. As empresas que fornecem esses tipos de sistema trazem um pacote desses módulos básicos, e o sistema opera justamente por uma base de dados comum entre esses módulos.
Esses sistemas são responsáveis por reunir a gestão de operações da empresa em uma única plataforma, otimizando processos e diminuindo o risco de falhas como duplicidade ou falta de informações ou dados. Com o ERP, o gerenciamento fica mais rápido e dinâmico e assim, todo o processo se torna mais ágil e mais assertivo, fazendo com que a empresa possa focar em outros setores e consequentemente aumentar sua produtividade. Pode-se assegurar que as informações importantes não serão perdidas e poderão ser mais facilmente compartilhadas, de maneira ágil e simplificada. Para isso, falaremos sobre um sistema ERP open source, conhecido como Openbravo S.L.
...