Trabalho de Conformação Mecânica sobre Processo de Trefilação em Fios de Aço
Por: Vanderlei rodrigues marques filho • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Trabalho de Conformação Mecânica sobre Processo de Trefilação em Fios de Aço
Alegrete
2018
INTRODUÇÃO
O processo de conformação mecânica de trefilação é empregado a muito tempo, sendo que as técnicas foram se aperfeiçoando e se desenvolvendo. Hoje, o processo de trefilação é largamente utilizado nas indústrias, principalmente para a obtenção de fios, tubos e tarugos de grande comprimento contínuo e elevada complexidade. O processo consiste basicamente que um material metálico passe por uma matriz para ter seu diâmetro diminuído e seu comprimento aumentado. As técnicas tradicionais utilizadas é fazer com que o material passe por bancos de tração a uma determinada velocidade e percorrendo distâncias que podem chegar até 30 metros. Além disso, vários conjuntos de bancos de tração podem ser montados em série para produção de fios e arames com diâmetros muito menores.
Visto a importância que se tem e a vasta aplicação do processo de trefilação, o presente trabalho tem como objetivo apresentar fundamentos de trefilação, bem como, as etapas do processo, características e defeitos e aplicação do processo. Para com isso poder entender melhor este processo de conformação mecânica e as necessidades existentes nas operações relacionadas à trefilação.
EMBASAMENTO TEÓRICO
Nesta seção serão apresentados conceitos básicos, onde será possível entender e conhecer o processo de conformação mecânica de trefilação e as etapas do processo da fabricação de materiais por trefilação, além das características, defeitos e aplicações.
2.1 TREFILAÇÃO
O processo de trefilação consiste em forçar a passagem de uma barra através de uma fieira mediante a aplicação de uma força de tração à saída desta fieira. (HELMAN; HORACIO, 2010). A trefilação é bastante empregada na obtenção de fios com diâmetros variados no seu interior ou externamente, como por exemplo, fios elétricos de cobre, arames e cabos de aço e etc. Outras vantagens que o processo apresenta são: obtenção de produtos com comprimento contínuo, seções pequenas, boa qualidade de superfície e excelente controle dimensional. Para a produção de um material pelo processo de trefilação, algumas etapas de projeto devem ser executadas, a Figura 1, mostrada a seguir, apresenta de maneira esquemática as etapas que devem ser seguidas na trefilação.
Figura 1. Esquema das etapas do processo de uma trefilação.
[pic 1]
Fonte: (Elaborado pelo Autor)
Conforme apresentado o diagrama na Figura 1, primeiramente têm-se o fio-máquina, que é a barra a ser trefilada, ou seja, a matéria-prima. Após, têm-se a descarepação, onde os fios ou arames passam por jatos de alta pressão, em que água ou abrasivos são lançados no material, posteriormente, é feita a lavagem geralmente em água. Logo depois, é feito um recobrimento para a neutralização de resíduos de ácidos, a fim de proteger a superfície do material e servir de suporte para o lubrificante de trefilação. Logo em seguida, é feita a secagem, geralmente, em estufa, para remover H2 dissolvido na superfície do material e finalmente a trefilação propriamente dita.
2.2 CARACTERÍSTICAS
Os produtos trefilados caracterizam-se, principalmente, por possuírem um grande comprimento e também por apresentarem uma pequena seção transversal. Esses materiais recebem uma denominação de acordo com sua utilização, formato, seção transversal e etc. Dessa forma, as barras possuem diâmetro maiores que 5 mm e os arames ou fios possuem diâmetro menores. Quanto à utilização, os arames são utilizados em grande parte para a construção mecânica, já os fios são comumente usados em aplicações elétricas.
...