Transdutores Lineares E Angulares
Monografias: Transdutores Lineares E Angulares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinasalomoni • 28/10/2013 • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 415 Visualizações
Sensor
Princípio de funcionamento
Sensor é um dispositivo capaz de monitorar a variação de uma grandeza física e transmitir esta informação a um sistema de indicação que seja inteligível para o elemento de controle do sistema.
É apenas a parte sensitiva do transdutor, que se completa em muitos casos com um circuito eletrônico para a geração desse sinal elétrico que depende do nível de energia da grandeza física que afeta o dispositivo sensitivo.
Exemplo: No caso do sensor de pressão, o sensor seria apenas o diafragma sensitivo sobre o qual é exercida a pressão que se quer medir.
Os sensores transformam efeitos físicos em sinais elétricos.
Características desejáveis:
Precisão, faixa de operação, velocidade de resposta, durabilidade, calibração, confiabilidade, custo e facilidade de operação
Tipos de sensores
A variedade de sensores é grande. Principais tipos utilizados no chão de fábrica:
Sensor de deslocamento;
Sensor Magnético;
Sensor capacitivo;
Sensor indutivo;
Sensor óptico;
Encoder;
Visão Máquina.
Potenciométrico
Exemplos:
Sensores indutivos
Os sensores indutivos são componentes eletrônicos de sinalização e comando que executam detecção de objetos metálicos sem que haja contato mecânico entre eles.
Princípio de Funcionamento:
Baseia-se na existência de um circuito oscilador, um comparador de sinal, um chaveador e uma bobina geradora de campo eletromagnético de alta frequencia emitido para a região ativa (face) do sensor. A presença de um material metálico nesta região, faz com que o campo eletromagnético seja atenuado causando a mudança de estado de saída do sensor.
Aplicações:
A medida de proximidade, posição e deslocamento de objetos são essenciais em muitas aplicações diferentes: posição de válvulas, detecção de nível, controle de processo, controle de máquinas, segurança, etc.
Utilizados largamente onde as condições de trabalho são extremas:Máquinas operatrizes, injetoras de plástico, máquinas têxteis, linhas transportadoras, indústrias automobilísticas, etc.
Vantagens:
Construção totalmente eletrônica;
Garante uma comutação estática isenta de contatos;
São lacrados com resina epóxi, podendo operar na presença de óleo, água, pó, próximo ao mar e outros ambientes agressivos;
Não são magnéticos;
Tem grande precisão na repetição do ponto de comutação;
Podem atuar com qualquer metal, porém a melhor sensibilidade ocorre com o ferro.
Desvantagens:
A distância de detecção desses sensores é limitada;
Só detecta materiais metálicos;Efeitos de metais e influencia mutua.
Sensores de Deslocamento
Os sensores de deslocamento pertencem à família dos sensores de movimento amplamente usados em aplicações industriais, automotivas, médicas e militares.
Os sensores de deslocamento, conforme o nome sugere, são usados para monitorar o movimento de uma máquina ou outros dispositivos, há diversas formas de se fazer isso e, em conseqüência, existem diversas tecnologias que levam em conta a precisão da medida ou detecção do objeto em movimento, a sua velocidade e o tipo de objeto cujo movimento deve ser monitorado.
Existem vários tipos de sensores de deslocamento, os quais recebem as denominações específicas dadas a seguir:
• Potenciométrico: Onde o objeto monitorado se comporta como o cursor de um potenciômetro.
É um sensor bastante simples, com elemento resistivo que pode ser um fio bobinado ou um filme de carbono ou de matéria plástica resistiva.
Synchro e resolvers (sensores de deslocamento angular) são sensores que se compõem de um transmissor e um receptor. Nesses sensores, o rotor do motor se desloca proporcionalmente ao deslocamento do rotor do gerador.
Sensor óptico é um sensor que se vale da interrupção de um feixe de luz, visível ou não, entre um transmissor e um receptor para gerar um trem de pulsos proporcional ao deslocamento do dispositivo que está acoplado ao disco – encoder rotacional– ou à régua encoder linear
O encoder linear permite medir um deslocamento ao longo de um eixo; o encoder rotacional proporciona a indicação de um deslocamento angular ao redor de um eixo. Os sensores resistivos de deslocamento linear apresentam a grande vantagem de serem instrumentos de ordem zero, não impondo qualquer constante de tempo sobre o sinal medido. No entanto, com o passar do tempo de uso, podem começar a apresentar problemas em função do desgaste mecânico do contato entre o cursor e a pista resistiva.
funcionamento
O sistema de leitura é baseado em um disco (encoder rotativo), formado por janelas radiais transparentes e opacas alternadas. Este é iluminado perpendicularmente por uma fonte de luz
...