Técnicas Especiais em Construção Civil
Por: analicepiamolini • 17/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ
ANALICE PIAMOLINI
ANANDA GABRIELA TIETZ
ANA CAROLINE FERRARI
ALEXANDRE BONDAN DOS SANTOS
PATOLOGIAS
CASCAVEL – PR
2018/02
UNIVERSIDADE FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ
ANALICE PIAMOLINI
ANANDA GABRIELA TIETZ
ANA CAROLINE FERRARI
ALEXANDRE BONDAN DOS SANTOS
PATOLOGIAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Técnicas Especiais em Construção Civil, do curso de Engenharia Civil da Universidade Fundação Assis Gurgacz.
Prof. Orientadora: Débora Felten
CASCAVEL – PR
2018/02
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 ANALISES DE PATOLOGIAS EXISTENTES NO SAGUÃO DO BLOCO 02 DO CAMPUS FAG 2
2.1 BOLHAS NA PINTURA 2
2.1.1 Prováveis Causas 2
2.1.2 Possíveis soluções 2
2.1.3 Patologia encontrada no campus Fag 2
2.2 EFLORECÊNCIA 5
2.2.1 Causas 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
INDICE DE FIGURAS
Figura 1 - Bolhas nos requadros de portas 3
Figura 2 - Bolhas nos requadros das janelas 4
Figura 3 - Bolhas na lateral da escadaria 5
Figura 4 - Eflorescência 7
INTRODUÇÃO
O presente estudo sobre patologias foi realizado no campus do Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz (FAG), que fica localizada na Av. das Torres, Nº500 - Loteamento Fag, Cascavel – PR.
A Instituição foi fundada em Cascavel em 1997, pelo Sr. Assis Gurgacz e desde então vem realizando seu compromisso com a sociedade na prestação de serviços socioeducativos, que se faz muito importante para o desenvolvimento da sociedade, ela conta com uma estrutura de 125 mil metros quadrados de área construída, com mais de 200 salas, 100 laboratórios específicos, biblioteca, auditórios, clinicas, quadras oficiais, academia, hospital veterinário, fazenda escola, reserva ambiental, dentre outras.
A Fundação tem sua sede em Cascavel, contando com 26 cursos de graduação, porem a partir do ano de 2017 passou a contar com uma unidade de apoio em Toledo, que dispõe de 13 cursos de graduaçãoe ainda 20 cursos de EAD, dentre eles tem-se cursos técnicos, tecnológicos, de graduação, pós-graduação e ainda conta com o colégio Fag, onde este é voltado para ensino fundamental e básico.
O estudo de patologias está voltado para o saguão do Bloco 2 do campus, onde será analisado, investigado e descrevido sobre todas as patologias presentes no local, indicando através dos estudos, suas possíveis causas e o modo correto de trata-las.
ANALISES DE PATOLOGIAS EXISTENTES NO SAGUÃO DO BLOCO 02 DO CAMPUS FAG
SAPONIFICAÇÃO
A ocorrência de saponificação é dada devido à presença de altos níveis de alcalinidade, por meio de umidade elevada, o substrato reage com a acidez típica das tintas, ocorrendo o fenômeno designado saponificação. (ZUCHETTI, 2015)
Passíveis Causas
As possíveis causas do aparecimento de bolhas nas edificações são dadas através de umidade excessiva, utilização de massa corrida em ambientes externos que absorve a umidade, aplicação do material sobre uma base úmida ou molhada, infiltrações, superfícies expostas à umidade, preparação inadequada do substrato dentre outros, mas basicamente o que pode causar as bolhas na pintura é a presença de água. (POLITO, 2006)
Possíveis soluções
Primeiramente deve-se retirar ou raspar o local danificado, verifique qual o motivo que causou a patologia, elimine a umidade e repinte o ambiente com material selante e/ou próprio para ambientes expostos a umidade. (POLITO, 2006)
Saponificação encontrada no campus Fag
A presença de bolhas na pintura foi observada em diversos ambientes da instituição, sendo eles nos requadro de portas e janelas e na lateral da escadaria.
A Figura 01 apresente as bolhas presentes nos requadros das portas.
Figura 1 - Bolhas nos requadros de portas
[pic 1]
Fonte: Autor, (2018)
Por meio dos conhecimentos obtidos na sala de aula e de pesquisas sobre o tema, pode-se concluir que a patologia encontrada na parte interna do saguão, próximo ao chão, no requadros das portas é causada devido ao piso ser lavado regularmente o que faz com que este local fique em contato direto com a água causando então as bolhas.
Através da Figura 02 é possível observar as bolhas nos requadros das janelas.
Figura 2 - Bolhas nos requadros das janelas
[pic 2]
Fonte: Autor, (2018)
Para as bolas nos requadros das janelas, pode-se concluir que a patologia encontrada é causada devido infiltrações nas janelas e/ou a umidade por estar em contato direto com um ambiente externo causando então as bolhas.
...