Estudo de Caso - Harvard Business School: O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem
Por: Daniel Felipe • 25/4/2020 • Resenha • 743 Palavras (3 Páginas) • 1.048 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso Daniel Felipe Silva Pereira
Trabalho da disciplina Serviços em Clouding
Tutor: Prof. Rogério Leitão Nogueira
Rio de Janeiro 2020
Estudo de Caso : O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem Serviços em Clouding
REFERÊNCIA: Wessel, Maxwell. ARTIGO ESTRATÉGIA COMPETITIVA O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem. PULICADO EM HBR.ORG 29 DE JULHO, 2015.
O autor inicia o seu artigo abordando a influência e o poder da indústria automobilística como sendo uma das maiores do mundo, o impacto na economia das 5 maiores chega a 750 bilhões de Euros. Já se pode notar que o momento disruptivo da indústria está acontecendo no período da publicação. Fornecedores como Uber e Lyft ainda eram citados como novos, ou seja, ainda eram uma aposta para o novo mercado. Assim como a tecnologia da informação, a indústria automotiva estava passando por sua própria transformação.
Conforme a estrutura do texto, podemos observar os 4 aspectos para a transformação do futuro do transporte que também são impulsionados pela transformação da TI.
O primeiro ponto abordado é: que alugar estrutura é relativamente caro. No entanto, com a constante evolução do mundo da computação, o modo de construir uma estrutura também foi alterado. Como podemos ver em diversos exemplos atuais, a lógico do negócio mudou e, com isso, mudou a forma de se vender o produto. Os fornecedores de TI em nuvem têm tanto o poder de compra quanto a disciplina operacional para minimizar o custo de uma unidade de armazenamento de dados. Exemplos como uber, ao invés de disponibilizar lojas e carros (produtos), disponibilizou uma interface (serviço em nuvem) que conecta um parceiro (motorista) com o seu cliente. Uma mudança drástica no mundo dos transportes, uma vez que, conforme o exemplo, houve uma drástica redução de custo para a empresa. É importante citar a importância dessa alteração na sociedade. Ou seja, a acessibilidade é um ponto muito importante, uma vez que utilizar um serviço para “alugar” um carro é algo tangível para uma porcentagem muita maior da população do que comprar um carro. Entendo que essa mudança disruptiva no mercado, trouxeram muitos pontos positivos para o nosso dia-a-dia.
O segundo ponto abordado é: que os efeitos da rede serão fundamentais para o desempenho da infra em nuvem. Importante citar os dois pontos em destaque para essa solução: A conveniência e o valor de uma rede densa. Ou seja, quanto mais o serviço é replicado em sua rede, mais as pessoas estarão propensas a se inscrever e utilizar o serviço. Consequentemente, novos parceiros, como os motoristas, podem aderir ao serviço, aumentando a densidade de sua rede. Esses são alguns dos efeitos causados pelo modo disruptivo que se propaga na transformação do mundo dos transportes.
O terceiro ponto abordado é: a onda de perturbação, que consiste na mudança de negócio, ou seja, na adaptação das empresas ao novo mercado. Já podemos uma onda de procura por carros autônomos
...