IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PALETES NAS NOVAS PLANTAS BRASKEM
Por: Paulo C. Gimenes • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 619 Visualizações
[pic 1]
IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PALETES NAS NOVAS PLANTAS BRASKEM
Prêmio Destaque Braskem
[pic 2]
Sandra Maria Rutkoski
Tassiani Poltronieri
Aila Rocha Garcia
André Petry
[pic 3]
1 - Categoria
Soluções Inovadoras
2 - Área e UN / UA em que o trabalho foi desenvolvido
O trabalho foi desenvolvido por Suprimentos (UA) e pelo GDE (UNPOL) e abrange as novas plantas da Braskem no Brasil.
3 – Integrantes Autores do Trabalho
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
SANDRA MARIA RUTKOSKI Suprimentos
[pic 12][pic 13][pic 14]
TASSIANI POLTRONIERI
[pic 15]
Suprimentos
[pic 16][pic 17][pic 18]
AILA ROCHA GARCIA GDE
[pic 19][pic 20][pic 21]
ANDRÉ PETRY GDE
[pic 22]
4 – Período em que o trabalho foi desenvolvido
Desenvolvido entre Jan/2011 e Dez/2011.
5 - Título do Trabalho
Implantação da Logística Reversa de Paletes nas Novas Plantas Braskem
6 - Descrição Sumária
Para alcançar a visão estratégica da Braskem, que é tornar-se a líder global da química sustentável até 2020, a Área de Suprimentos juntamente com o Grupo de Desenvolvimento de Embalagens (GDE) tem trabalhado no sentido de buscar novas e melhores oportunidades e redução dos custos nas Embalagens, de modo a minimizar o custo do produto final, visando a criação de valor para seus acionistas e ao aumento da competitividade em toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos.
[pic 23]
Pág. 2/8
Sendo assim, este trabalho apresenta o projeto de implantação da prática de Logística Reversa (LR) de Paletes nas novas plantas da Braskem no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
O objetivo é estender a operação de Logística Reversa de paletes em clientes, centros de distribuição (CD) e armazéns externos (AE), que já é praticada na Braskem, minimizando os custos com a compra de paletes novos e recursos ambientais, também para as novas plantas do RJ e SP e alavancar os números desta prática na Braskem.
7 - Detalhamento
7.1 - Situação anterior às inovações
A prática de Logística Reversa foi iniciada em 2001 com a introdução do sistema paletizado nas plantas PP1 e PE4 da Braskem, em Triunfo. Antes do sistema de paletização a sacaria era enviada aos clientes em saco solto, portanto não havia movimentação externa de paletes de madeira.
Em 2007, a LR foi iniciada na antiga Ipiranga Petroquímica (IPQ) através da parceria entre a Área Logística e a empresa Logam, que fazia apenas o mapeamento e gestão, cabendo a IPQ a responsabilidade pelo transporte e recuperação dos paletes. Posteriormente a Logam passou a operacionalizar 100% do processo, sendo responsável pelo mapeamento, contato, coleta, recuperação e devolução dos paletes à IPQ. O processo foi dividido em venda de paletes recuperados e serviço de conserto de paletes das plantas.
Com a compra da IPQ pela Braskem, em 2008, esta prática adotada com a Logam foi também estendida para as plantas da Braskem em 2009. Desde então a Braskem retorna os paletes das seguintes maneiras:
- Paletes que estão em Clientes são coletados pela Logam através da compra ou doação dos mesmos e posterior revenda para a Braskem por um preço 35% menor do que de um palete novo.
- Paletes que estão em CDs são retornados diretamente para as plantas (paletes em condição de uso) e, caso necessitem de conserto, são coletados pela
[pic 24]
Pág. 3/8
Logam, consertados e retornados para a Braskem através da venda por um preço 35% menor do que de um palete novo.
- Paletes que estão em AEs são coletados pela Logam através de doação e revendidos para a Braskem por um preço menor e, caso necessitem de conserto, são coletados pela Logam, consertados e retornados para a Braskem através da venda por um preço 35% menor do que de um palete novo.
- O paletes internos da planta que necessitam de conserto, são coletados pela Logam, consertados e retornados para a Braskem através da cobrança do serviço de recuperação dos mesmos, cujo valor é 58% menor que o preço de um palete novo.
O objetivo dessa iniciativa é otimizar a utilização dos recursos naturais que dispomos hoje para não comprometer sua utilização futura e redução dos custos nas Embalagens. Em termos de sustentabilidade, estudos realizados indicam que 4 paletes equivalem a 1 árvore preservada e que a Braskem tem o potencial de preservar de 60 a 80 mil árvores por ano, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do nosso país.
[pic 25]
Em termos de resultados, somente em 2010, a Braskem retornou 175.000 paletes gerando um ganho estrutural de R$ 1,5MM.
7.2 - Idéias e ações incorporadas
Com a aquisição da Quattor em 2010, verificou-se a necessidade de estender a prática de Logística Reversa para estas Novas Plantas através da escolha de uma única empresa parceira que padronizaria a pratica de LR da Braskem, pois a Quattor utilizava um modelo diferente onde vendia os palets internos a um preço simbólico e comprava novamente. Foi realizada então uma nova cotação e a Logam ganhou a parceira nacional.
...