PIM VII Gestão de TI
Por: Vinicius S. de Matos • 19/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.660 Palavras (19 Páginas) • 448 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
VINICIUS SILVA DE MATOS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
Governança de TI nas Empresas
UNIP
Rangel Pestana – Santos
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VII
Governança de TI nas Empresas
Vinicius Silva de Matos
RA: 1650845
Gestão de Tecnologia da Informação
Terceiro Semestre
UNIP
Rangel Pestana – Santos
2017
RESUMO
Este trabalho é refere-se ao “Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII”, da Universidade Paulista – UNIP.
Consiste no estudo de caso sobre um grupo empresarial do ramo de logística intermodal, denominado aqui como GRUPO LT para reter seu anonimato, onde deve ser analisado os processos e ocorrências da área de Tecnologia da Informação.
A análise utilizará os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Governança de TI, Gestão da Qualidade e Sistemas para Internet e Software Livre, com objetivo de propor melhorias para os processos de TI do GRUPO LT baseados em frameworks como ITIL e COBIT.
Palavras-chave: Governança, Qualidade, Software Livre, ITIL, COBIT.
ABSTRACT
This paperwork refers to the course “Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII”, at Universidade Paulista – UNIP.
It consists on a case of study on an intermodal logistics group, referenced as GRUPO LT to retain its anonymity, where we’re going to analyze its Information Technology processes and incidents.
This analysis will utilize the knowledge acquired on the disciplines of IT Governance, Quality Management and Internet Systems and Free Software, with the object of proposing improvements to the IT processes on GRUPO LT, based on frameworks such as ITIL and COBIT.
Key-words: Governance, Quality, Free Software, ITIL, COBIT.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. GOVERNANÇA DE TI 7
3. GOVERNANÇA CORPORATIVA 9
4. SLA 11
5. PLANO ESTRATÉGICO DE TI – PETI 12
6. METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS 13
7. METODOLOGIA ITIL 14
8. METODOLOGIA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO - cmmi 15
9. DEFINIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI 18
9.1. OBTENÇÃO DOS RESULTADOS 19
10. DEFINIR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI 20
10.1. RECOMENDAÇÕES 20
11. DEFINIR A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO 21
11.1. RECOMENDAÇÕES 21
12. DETERMINAR A DIREÇÃO TECNOLÓGICA 22
12.1. RECOMENDAÇÕES 22
13. GESTÃO DA QUALIDADE 23
13.1. ESTUDO DE CASO 24
14. INVESTIMENTO EM VOIP 25
15. ADOÇÃO DO E-MARKETING 26
16. CONCLUSÃO 27
REFERENCIAS 28
INTRODUÇÃO
O GRUPO LT é um conglomerado logístico com unidades em várias cidades do país com foco em logística marítima e aeroviária, e devido a sua massiva estrutura necessita de melhorias nos processos de desenvolvimento interno de aplicações para garantir uma melhor disponibilidade e entrega aos seus clientes internos e externos.
Neste trabalho efetuaremos uma análise de quais processos serão implementados na empresa, de forma a melhor sua gestão e encontrar soluções para falhas que forem encontradas no decorrer da análise.
GOVERNANÇA DE TI
Neste capítulo descrevemos a Governança de TI, suas definições segundo alguns dos principais nomes da área de Governança de TI e as vantagens adquiridas com sua adoção. Logo após apresentaremos os conceitos de Governança Corporativa e o modo que a mesma agrega valores à empresa. Após os conceitos apresentaremos as principais ferramentas e técnicas para a governança de TI, que compõem o “Framework” de Governança de TI. E, finalmente, abordaremos o COBIT, suas funcionalidades, moldes e a metodologia de GAP Analysis.
Um grande número de empresas vem adotando modelos de gestão, procurando obter sucesso na administração e no alinhamento do negócio com a TI, pois realizam um grande investimento esperando obter vantagens empresariais frente a seus concorrentes e, consequentemente, lucros maiores.
Conforme a ISACA (2000), a Governança de TI trata-se de relacionamentos e processos para dirigir e controlar a empresa para alcançar os seus objetivos pela adição de valor, ao mesmo tempo em que equilibra riscos versus retorno sobre a TI e seus processos.
...