Plano de Aula do Ensino Fundamental I
Por: Luanda Costa • 22/6/2016 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 881 Visualizações
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ALMENARA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ JOAQUIM CABRAL
CURSO: Magistério
Projeto de Informática
DADOS GERAIS | |
PROFESSORA: Diana Oliveira Souza | |
NOME: Joelma Costa Silva | |
Disciplina: Informática | ANO: 5º ano do Ensino Fundamental I |
TEMA: Microsoft Word 2003 | Duração: 4 horas |
CONTEÚDOS ABORDADOS |
Microsoft Word 2003 - A Criação de um Documento - A Janela de Abertura - A Barra de Ferramentas “Padrão” - A Barra de Ferramentas “Formatação” - O Teclado - A Acentuação - A Digitação do Texto - A Gravação de um Documento - A Criação de um Novo Documento - A Saída de Word – Exercícios - Recursos Básicos de Edição - A Abertura de um Documento Existente - O Uso do Teclado- O Uso do Mouse. |
REGISTRO DE OFICINA: |
No laboratório de informática com os computadores já ligados, a professora pede aos alunos para abrirem um documento novo do Microsoft Word 2003 que esta na área de trabalho dos computadores. Na sequência, pede para eles verificarem se a faixa de guias é maximizada, se não for clicar na seta para visualizar. Então ela pede para eles navegarem em todas as guias do Word e acompanhar a explicação de suas funcionalidades. Para melhor entendimento, foi entregue para os alunos um pequeno texto impresso para que eles reproduzam no Microsoft Word 2003 utilizando as funcionalidades deste. Após o termino cada aluno salvou seu documento e encerrou o Microsoft Word 2003. A Professora pediu para que abrissem um documento já existente e utilizassem as funcionalidades para modificar este documento. |
OBJETIVO |
Conhecer e utilizar a Microsoft Word 2003 e ser capaz de criar um documento, formatá-lo, editá-lo e salvá-lo utilizando o mouse e o teclado. |
MATERIAL |
Computadores do Laboratório de Informática, Pequeno texto impresso entregue a todos como atividade, Quadro branco, data-show e um computador desmontado com componentes a mostra. |
AVALIAÇÃO |
Será feita a partir do texto elaborado em aula e a Participação do aluno. |
SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES
- Homem-Batata (KTuberling ou Potato Guy)
O Homem-Batata (KTuberling ou Potato Guy) é um software educacional de figuras voltado para o público infantil. O Homem-Batata é muito conhecido pelas crianças por ser um personagem do filme Toy Story (o famoso Sr. Cabeça de Batata).
Homem-Batata é um software de desenho para crianças, com várias atividades lúdicas que desenvolvem a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade. Muito indicado para escolas de educação infantil e fundamental I, pois o educador pode trabalhar com os alunos várias combinações com as partes do corpo humano de forma bem engraçada e descontraída.
No menu Fala, a criança poderá escolher entre os idiomas Inglês e Português, ou seja, quando a criança clicar em um item, o aplicativo irá pronunciar na língua escolhida (recurso que ajudará a criança a aumentar o seu vocabulário na língua inglesa).
- Pingus
Pingus é um clone gratuito do clássico jogo Lemmings. Este software serve como Jogo de estratégia, raciocínio e criatividade. Seu objetivo é conduzir dezenas dos simpáticos pingüins para que eles cheguem a salvo em suas casas. Mas a tarefa não é fácil, pois existem inúmeros obstáculos pelos mais de cento e quarenta mapas que acompanham o game.
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