O que é BI
Por: hyller • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.556 Palavras (11 Páginas) • 194 Visualizações
- Sumário
- É possível aprimorar tomada de decisões?-----------------------------------------------------------2
- História do BI--------------------------------------------------------------------------------------------3
- Métricas (KPI)-------------------------------------------------------------------------------------------5
- Identificando indicadores--------------------------------------------------------------------------5
- Categoria dos indicadores--------------------------------------------------------------------------5
- Tipo de aplicação de Software-------------------------------------------------------------------------7
- Data Warehouse-------------------------------------------------------------------------------------7
- OLAP(Online Analytical Processing)------------------------------------------------------------8
- Data Mining-----------------------------------------------------------------------------------------9
- Projetando um BI---------------------------------------------------------------------------------------10
- Considerações finais-----------------------------------------------------------------------------------12
- Referencias Bibliograficas----------------------------------------------------------------------------13
- É possível aprimorar a tomada de decisões?
No mundo dos negócios, a informação é um dos bens mais valiosos, pois a mesma possibilita vantagens com relação a seus concorrentes, através de um aumento considerável na chance de êxito do projeto. Durante muito tempo atrás sempre foi um costume analisar dados passados para a tomada de decisões, como já observado em livros como “A Arte da Guerra” de Sun Tzu.
A análise de fatores externos e/ou internos visando maximizar o desempenho não é uma novidade da sociedade moderna, como já citado acima neste mesmo artigo, porém com o decorrer dos anos foi sendo requisitado uma maior agilidade e precisão das mesmas. Quanto maior a agilidade e confiabilidade da informação gerada, maior a vantagem gerada pela mesma.
Conforme o tempo avançava era necessário maior poder de processamento de dado e melhores arquiteturas para armazenamento do mesmo para suprir as necessidades do ambiente de negócios, surgindo assim os conceitos de Big Data, Data Warehouse e Data Mart, assunto abordado a seguir neste artigo, sem contar o conceito de Business Intelligence (B.I), assunto principal deste artigo.
- História do B.I
Estudantes e usuários de sistemas de BI fazem um paralelo entre a estratégia empresarial e uma estratégia militar, de acordo com o livro de Sun Tzu, A Arte da Guerra, é necessária a tomada de decisões as quais te trarão a vitória, na palavra de Sun Tzu (Sun Tzu, 1772) “Triunfam aqueles que: Sabem quando lutar e quando não. [...]”, ainda seguindo a lógica do livro, é necessária a colheita de dados sobre o inimigo, para que assim possa bolar a melhor formação para alcançar a tão almejada vitória. O processo de aquisição do conhecimento pode ser dividido em 3 etapas, as quais são :
- Coletar dados do meio externo ou interno (testar seu inimigo para que assim ele demonstre suas fraquezas e virtude).
- Analisar os dados para que assim surja uma informação consolidada (encontrar as fraquezas e virtudes do oponente).
- Fazer uso da informação de forma consciente assim gerando conhecimento (explorar as informações concebidas para que assim seja tomada a melhor decisão com relação a batalha).
Durante o período no qual não houve o suporte da tecnologia para a análise de dados as decisões, durante meados da década de 20, eram muitas vezes tomadas com base em intuição, por não haver um meio confiável e ágil de efetuar os processos para validar ou não as informações.
Após alguns anos surgiu o primeiro sistema empresarial, facilitando o armazenamento e consulta de alguns dados, mas por falta de uma infraestrutura mas compatível com o tempo foi gerando inconsistências e aparecendo dificuldades na hora de conectar duas arquiteturas distintas, fazendo com que processos durassem prazos extraordinários sendo possível apenas contar com o auxílio da informática para decisões de longo prazo e continuar com as decisões intuitivas quando se tratava de algo a curto prazo.
Já em tempos modernos, o progresso ocorrido nas tecnologias e arquiteturas possibilitaram a criação de várias aplicações as quais auxiliam o controle maior dos dados na empresa. Dentre elas pode se destacar a possível interação multiplataforma aprimoradas graças ao Enterprise Application Integration acelerando o processo de transferência de dados entre dois ou mais sistemas, aprimorando assim o fluxo de dados nos sistemas. Outro fruto do desenvolvimento tecnológico foi o Data Warehouse, que graças a algumas ferramentas possibilita as buscas mais extravagantes na Base de Dados.
Em 1989 Howard Dresner, um companheiro de pesquisa do Gartner Group popularizou “BI” como um termo guarda-chuva para descrever um conjunto de conceitos e métodos para melhorar as tomadas de decisões de negócios usando uma base de fatos de um sistema de suporte. Dresner deixou o Gartner Group em 2005 e se juntou ao Hyperion Solutions como seu Chefe Ofical de Estratégia.
- Métricas (KPI)
Key Performance Indicators (KPI), que também é conhecido como Key Success Indicators (KSI) é uma métrica financeira e não financeira de avaliar os fatores de sucesso critico de uma organização. São usados em Business Intelligence para avaliar o estado atual do negócio e para descrever o curso das ações. O KPI geralmente difere dependendo da natureza da organização ao qual está sendo aplicado. Ele ajuda a organização a medir os seus progressos para compará-los com os objetivos da organização.
...