A ANÁLISE QUALITATIVA DA REAÇÃO ENTRE LUGOL, MEL E AMIDO, REAÇÕES DE OXIDAÇÃO NA BATATA E MAÇÃ, E MISTURA ENTRE ÁGUA E AÇUCAR
Por: Heron Gonçalves • 30/9/2022 • Relatório de pesquisa • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Unifacid
Curso: Farmácia/3° período
Disciplina: Bromatologia
Docente: Maria dos Remédios Mendes
ANÁLISE QUALITATIVA DA REAÇÃO ENTRE LUGOL, MEL E AMIDO, REAÇÕES DE OXIDAÇÃO NA BATATA E MAÇÃ, E MISTURA ENTRE ÁGUA E AÇUCAR
Teresina
2022[pic 2]
Ana Rafaela Martins Silva
Aline Pereira da Silva Carvalhedo
Carla Peres Pereira do Nascimento
Cristian Sousa Cavalcante
Heron Gonçalves da Silva
Miqueias Henrique Oliveira da Silva
ANÁLISE QUALITATIVA DA REAÇÃO ENTRE LUGOL, MEL E AMIDO, REAÇÕES DE OXIDAÇÃO NA BATATA E MAÇÃ, E MISTURA ENTRE ÁGUA E AÇUCAR
Laudo apresentado para avaliação parcial da aula prática na disciplina de Bromatologia do curso de farmácia, do UNIFACID, ministrada pela Prof.ª Maria Mendes.
Teresina
2022[pic 3]
Sumário
1. Escopo 4
2. Fundamentação 4
3. Materiais e métodos 4
3.1 Materiais 4
3.2 Análise qualitativa do mel e amido: 5
3.3 Análise qualitativa da oxidação na batata e maçã 5
3.4 Analise qualitativa da saturação da água com açúcar 5
4. Resultados 5
4.1 Mel e amido 5
4.2 Oxidação da batata e maçã 6
4.3 Saturação água e açúcar 7
5. Conclusão 8
6. Referências 9
[pic 4]
Escopo
Este documento tem como objetivo descrever os procedimentos para o ensaio “análise qualitativa da reação entre lugol, mel e amido, reações de oxidação na batata e maçã, e mistura entre água e açúcar”. Todos em caráter qualitativo.
Fundamentação
O mel é um alimento concentrado de açucares produzido a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas das abelhas, composto de misturas simples entre glicose, frutose e água e uma mistura complexa entre carboidratos, enzimas, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, minerais, vitaminas, substâncias aromáticas, pigmentos e grãos de pólen.
A solução utilizada como parâmetro comparativo é a de amido com 1% de concentração, essa pode indicar se ouve alguma manipulação e/ou alguma adição de açúcar ao mel.
No segundo experimento o objetivo é verificar a reação de oxidação da batata e da maçã, constatando o aparecimento da oxidação enzimática em três ambientes distintos, o porquê e como retardar esse processo.
E no terceiro, basicamente observar uma solução saturada de água e açúcar verificando o antes e o depois da mesma ser aquecida e discorrer sobre o processo.
Materiais e métodos
Materiais
🡪 2 tubos de ensaio
🡪Placa de Petri
🡪 Pipeta de Pasteur
🡪 Maçã
🡪 Becker
🡪 Mel
🡪 Água
🡪 Amido
🡪 Açúcar
🡪 Limão
🡪 Bastão de vidro
🡪 Chapa aquecedora
🡪 Batata
Análise qualitativa do mel e amido:
Primeiramente utilizou-se 2 tubos de ensaios enumerados de 1 e 2. No tubo 1, adicionou se 5ml de água,1 ml de solução de amido a 1% e levou-se ao aquecimento. Tubo 2 adicionou-se 5ml da solução de mel a 20% e 1ml da solução de amido a 1% e levou-se ao aquecimento, após o aquecimento de 30 minutos nos tubos 1 e 2 foram adicionados 3 gotas de lugol e agitados.
Análise qualitativa da oxidação na batata e maçã
Utilizou-se 3 placas de Petri, contendo em cada uma maçã e batata, a 1 placa foi-se levada para a refrigeração para conservar, a placa de número 2 adicionou-se o suco de limão para conservar e a placa de número 3 ficou em temperatura ambiente.
Analise qualitativa da saturação da água com açúcar
Em um Becker adicionou-se 100g de açúcar e 40 ml de água, misturou-se até a saturação da água, então levou-se para o aquecimento.
Resultados
Mel e amido
Após todo o processo realizado observou-se que o lugol reagiu nas duas misturas, na do mel pois foi adicionado amido apresentando coloração amarronzada e com grânulos escuros na composição transformando a glicose em dextrina, e na do amido apresentando coloração escura mostrando a formação de glicose do amido. Conforme mostra na imagem 1.[pic 5]
Imagem 1-Tubo 1 e 2, amido e mel respectivamente. (Fonte: Autores)
Uma observação a ser acrescentada é a de que no tubo do mel o amido não foi totalmente transformado em glicose devido ao tempo mínimo de 30 minutos não pode ser cumprido devido ao horário do laboratório.
Oxidação da batata e maçã
Após realização do corte do tubérculo e da fruta, passados 45 minutos e 23 segundos constatou-se que a oxidação na placa de Petri número 3 que ficou em temperatura ambiente foi mais agressiva que nas duas outras placas evidenciando o escurecimento da batata e da maçã, isso ocorre pois ao se cortar quebra-se algumas células e as polifenóis oxidases, que ao entrar em contato com o oxigênio causa a oxidação dos compostos fenólicos dos componentes utilizados, a ação dessa enzima provoca o surgimento de pigmentos escuros (melanina).
...