A Acidez do Vinagre
Por: 57942366553 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 1.000 Visualizações
Cetepes- Teixeira de Freitas/BA
1º Técnico em Química –A – Noturno
OpBala-Operação Básica em laboratório
Determinação da Acidez do Vinagre
Teixeira de Freitas, Ba
Maio 2015
Elisangela Silva Conceição
Nilton Cézar Silva Miranda
Determinação da Acidez do Vinagre
Relatório de Prática em Laboratório, referente a matéria de Química para fins avaliativo sobre orientação do professor ( Ivon ....)
Teixeira de Freitas, Ba.
Maio 2015
Sumario
Objetivo...............................................................4
Introdução...........................................................4
Material reagente................................................5
Procedimentos....................................................5
Observações/ Cálculos.......................................6
Anexos................................................................7
Conclusão...........................................................8
Bibliografia...........................................................8
Pesquisas............................................................9
Objetivo
Determinar a acidez total do vinagre como Acido Acético
Introdução
É essencial saber a concentração de espécies químicas em solução para que sua utilização prática tenha valor significativo. A volumetria de neutralização é uma técnica bastante utilizada em Química Analítica para quantificação de ácidos ou bases em soluções. Essa técnica também é chamada volumetria ácido-base. O termo volumetria é decorrente do fato de utilizar-se o volume das substâncias para se conhecer a concentração real de um ácido ou uma base tendo auxílio de uma solução titulante padrão sobre a orientação dos Monitores Maytana Morais, Emilly Lacerda e Beatriz de Padua; começamos a realizar o experimento,
Materiais e Reagentes
- Bureta
- Suporte universal
- Garra
- Becker 2
- Funil
- Pisseta
- Proveta 10ml
- Erlenmeyer
- Pipeta 2 ml(opcional)
- Pera (opcional)
- Vinagre
- Solução de Hidróxido de Sódio 0,1(fc=0,970)*
- Fenolftaleína
Procedimentos
- Monte o sistema
- Pipetar 1,0ml de vinagre e transferir para um Erlenmeyer
- Adicionar 15ml de agua destilada e 3 gotas de fenolftaleína
- Encher a bureta com solução de Hidróxido de Sódio 0,1m
- Gotejar a solução da bureta no Erlenmeyer, agitando constantemente
- No ponto de viragem(mudança de cor) fechar a torneira da bureta
- Anotar o volume gasto da bureta
- Repetir o experimento 3 vezes e anotar os volumes gastos
Observações/ cálculos
Inicialmente, preparou-se uma solução titulante de Hidróxido de Sódio (NaOH) a 0,1mol/L. Depois preparou-se o titulado, solução de vinagre, sendo utilizados 1 mL de vinagre. A solução de NaOH, titulante, foi depositada em uma bureta de 50 mL, previamente higienizada e ambientalizada, aferindo a bureta no ponto zero. Logo em seguida, Pipetou-se 1 mL da solução de vinagre , titulado, transferindo para um erlenmeyer, adicionando-se 3 gotas de indicador ácido-base fenolftaleína. Com titulante e titulado preparados iniciou-se a titulação, utilizando o Método Colorimétrico. O processo de titulação implica em gotejar o titulante no erlenmeyer que contém o titulado e o indicador de ácido-base, ao mesmo tempo realiza-se movimentos circulares com o erlenmeyer, até que atinja o ponto de equivalência (viragem de cor), só então interrompe-se o gotejamento do titulante. Utilizamos 56,3 mL do titulante. A titulação foi realizada em uma única vez.
Anexos
Hidróxido de Sódio
O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.
Vinagre
O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Nós o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.
Aplicado em diversos ramos da industrial como na produção de acetato de celulose (conhecido como simplesmente acetato), na produção de PET (politereftalato de etileno, um polímero impermeável a gases e por isso é utilizado na fabricação de garrafas para refrigerantes) e também utilizado para limpeza e desinfecção.
Fenolftaleína
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C₂₀H₁₄O₄. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém solúvel em etanol.
...