A Intervenção no Ensino de Química
Por: Kailerson • 5/6/2023 • Artigo • 6.386 Palavras (26 Páginas) • 68 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTERVENÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA-AM.
Kailerson Antenor Andrade Rêgo[1]
Nilton Carlos da Silva Texeira[2]
RESUMO
Este artigo aborda a experiência vivenciada durante o Estágio no curso de Formação Pedagógica de docentes – Licenciatura em Química do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Ao longo do texto, atribui-se especial atenção ao plano de intervenção desenvolvido junto aos alunos do 1º Fase da Educação e Jovens e Adultos da Escola Estadual Professora Berezith Nascimento da Silva na cidade e Itacoatiara-AM como relato de experiência. No decurso, obteve-se um efetivo conhecimento, de modo a compreender como deve ser desenvolvido o aprendizado na formação, vivenciando o “ser professor”. Estabelecendo o contato com o aprendizado, contribuindo para o contato e interesse com os conteúdos pretendidos. Com a implantação desta pesquisa buscou-se o desenvolvimento de habilidades para a prática de educador, compreendendo todo contexto escolar. Com isso, pode-se compreender a realidade durante todo exercício profissional, a satisfação de poder contribuir com alunos mais conscientes e críticos. Os procedimentos deste estudo se pautaram com a observação no processo de ensino. Aplicação de questionários para 50 (cinqüenta) entrevistados, experimentação em laboratório aplicação de uma avaliação ao final da experimentação. Por fim, mostrou-se uma excelente oportunidade de aprendizagem ao favorecer a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas profissionais, pessoais e sociais.
Palavras - chave: Educação de Jovens e Adultos, Ligações Químicas, práticas profissionais.
INTERVENTION IN YOUTH AND ADULT EDUCATION CHEMISTRY TEACHING: A REPORT OF EXPERIENCE IN A PUBLIC SCHOOL IN ITACOATIARA-AM.
ABSTRAC
This article approaches an experience lived during the Pedagogical Training Course of Doctorate - Licentiate in Chemistry of the Federal Institute of the Amazon - IFAM. Throughout the year, special attention was given to the teaching plan made with the first year students of Education and Youth and Adults of the State School Professora Berezith Nascimento da Silva in the city and in Itacoatiara-AM as an experience report. During the course, a practical knowledge was obtained, in order to become developed or learned in the formation, experiencing the "being a teacher". Establishing the contact with the learning, contributing to the contact and interest with the intended contents. With the participation of this research we sought the development of skills for the practice of educator, comprising all school context. With this, it can become a reality throughout the professional exercise, a satisfaction of all types of students, more conscious and critical. The steps of this study are guided by an observation in the teaching process. Application of questionnaires to 50 (fifty) experienced, experimentation in licensing an evaluation at the end of the experimentation. Finally, an excellent opportunity to learn and develop new professional and personal knowledge and practical social skills.
Keywords: Youth and Adult Education, Chemical Links, Professional Practices.
INTRODUÇÃO
O Estágio é uma importante atividade que consiste em conhecer o ambiente escolar, bem como suas características físicas e seus atores sociais da sala de aula.
O ensino da Química fundamenta-se no estudo de inúmeros fenômenos que nos cercam no nosso dia a dia, e deve ser acompanhado de atividades experimentais sempre que possível.
Uma vez verificada a importância do uso de experimentos de química como recurso de aprendizagem nas aulas, fonte de aprendizagem para o educando e da contribuição que oferece ao seu desenvolvimento, para este trabalho foi elaborado e executado um plano de intervenção almejou ampliar o conhecimento sobre o uso de experimento de química nas turmas da 1ª fase da EJA da Escola Estadual Professora Berezith Nascimento da Silva.
A Escola Estadual Professora Berezith Nascimento da Silva, esta localizada na cidade de Itacoatiara/AM. De acordo com PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola, a mesma está atuando na comunidade desde o ano de 2011, sua característica social é baseada na relação entre os alunos e os profissionais que ali trabalham. A escola foi bem vinda ao bairro, pois diminuiu a superlotação em outras escolas do próprio bairro.
Os procedimentos de estudo se deram com observação no ensino. A pesquisa foi realizada com um grupo de 50 (cinquenta) alunos da EJA e professores do ensino de química, através de entrevistas, incluindo as observações.
Os objetivos do presente trabalho foram desenvolver habilidades de observação e análise sobre toda a riqueza das inter-relações que ocorrem no ambiente educacional desde os aspectos psicossociais aos didático-pedagógicos e suas decorrências para o desenvolvimento dos objetivos educacionais das turmas observadas, neste especificadamente, foi proposto um plano de intervenção Pedagógica e explanado a importância da experimentação no Ensino de Química para os alunos da EJA/Ensino Médio da escola em questão.
- Breve histórico da Educação de Jovens e Adultos – EJA
A educação no mundo sofre mudanças ao longo do tempo, adaptando-se aos erros e acertos para melhor ensinar e letrar seus educandos.
Desde que se inauguraram os “movimentos” para ensinar jovens e adultos no Brasil, muitos já foram favorecidos, segundo afirmam Lopes e Sousa (2010):
Inicialmente a alfabetização de adultos para os colonizadores, tinha como objetivo instrumentalizar a população, ensinando-a a ler e a escrever. Essa concepção foi adotada para que os colonos pudessem ler o catecismo e seguir as ordens e instruções da corte, os índios pudessem ser catequizados e, mais tarde, para que os trabalhadores conseguissem cumprir as tarefas exigidas pelo Estado.
...