A Síntese Acetanilida Vídeo
Por: Roberto Fernandes • 10/11/2021 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
1- Assunto: Vídeo sobre síntese da acetanilida
2- Texto da resenha (comentários, discussão...):
Ao longo do vídeo, acompanhamos o processo de síntese da acetanilida a partir da reação entre a anilina e o anidrido acético, passando por processos como filtração a vácuo e recristalização.
No início da síntese, observa-se uma diferença entre o método utilizado e o descrito na apostila, em que a reação é feita em meio a uma suspensão formada a partir de acetato de sódio e ácido acético glacial. O tampão que é formado permitiria um controle maior do pH da reação, impedindo a protonação da anilina. Dessa forma, como é feito somente em água, perde-se esse controle e, portanto, o rendimento poderia ser reduzido. Entretanto, existem abordagens que consideram, principalmente em aulas de graduação, uma via com maior enfoque no gerenciamento de rejeitos gerados, como descrito por Merat &Gil (2003), em que mesmo utilizando uma rota alternativa ao tampão, é obtido uma economia atômica, conceito que exprime a quantidade de reagentes incorporados aos produtos, similar ao encontrado no processo com tampão, mas com menor impacto ambiental. Porém, é necessário considerar que esse parâmetro não leva em conta o rendimento, de forma que, se o objetivo da disciplina é desenvolver a habilidade de pensar e executar uma síntese, o método alternativo seja deficitário.
Uma conduta do químico que reproduz o experimento pode ser questionada, em que para misturar a anilina e o anidrido acético, ele utiliza um erlenmeyer, uma vidraria própria para esse fim, mas, no lugar de se valer desse recurso, utiliza uma bastão de vidro, enfrentando certa dificuldade para realizar a tarefa.
3- Bibliografia (Normas da ABNT):
[1] MERAT,Leila Maria Oliveira Coelho;Gil,Rosane Aguiar da Silva San. Inserção do conceito de economia atômica no programa de uma disciplina de química orgânica experimental. Quím. Nova, Rio de janeiro, Vol. 26, No. 5, 779-781, 2003. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol26No5_779_24-ED02194.pdf . Acesso 25 de outubro de 2021.
...