Condensação de Claisen-Schmidt. Síntese de Benzalacetofenona
Por: waleskakowalesk • 19/11/2018 • Relatório de pesquisa • 691 Palavras (3 Páginas) • 700 Visualizações
Condensação de Claisen-Schmidt. Síntese de benzalacetofenona
Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Palavras Chave: Benzalacetofenona, condensação de Claisen-Schmidt, Benzaldeído, acetofenona.
Introdução
O objetivo deste experimento é obter a benzaloacetofenona, a partir da condensação de Claisen-schmidt entre a acetofenona e o benzaldeído. Uma reação aldólica que começa com dois compostos carbonilados diferentes, e reagem com uma base, é chamada de reação aldólica cruzada. Quando são usadas duas cetonas como componentes, as reações aldólicas cruzadas são denominadas de Claisen-Schmidt. No momento que são usadas bases como o hidróxido de sódio, as cetonas não se autocondensam significativamente.
Metodologia
Em um Erlenmeyer de 125 mL adicionou-se 15 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio a 10%, 9 mL de etanol e 3,5g de acetofenona. Resfriou-se a mistura em banho de gelo sob agitação e depois foi adicionado 3 mL de aldeído benzóico, gota a gota. A solução foi mantida por duas horas a temperatura de 25-30°C e com agitação constante.
Após passar o tempo para a mistura reagir, raspou-se o Erlenmeyer coms o bastão de vidro, para que os cristais fossem precipitados e foi feita a filtragem a vácuo no funil de Buchner. Deixou-se secar o produto a temperatura ambiente e após foi feito seu ponto de fusão e determinado o rendimento da reação.
Resultados e Discussão
A reação do experimento pode ser representada da seguinte forma, na figura 1 abaixo:
[pic 1]
Figura 1: Síntese da benzalacetofenona
A síntese da benzalacetofenona (C15H12O), pode ser obtida através da condensação de Claisen-Schimidt do benzaldeído (C7H6O) e da acetofenona (C6H8O), como representada na figura 1.
O mecanismo da reação ilustrada acima consiste na base ( hidróxido de sódio) remover um próton de uma molécula de acetofenona, para formar um íon enolato estabilizado por ressonância. Esse íon enolato ataca o carbono carbonílico da molécula do benzadeído.
A molécula de água doa um próton para o composto formado, e assim acontece a desidratação que produz o benzalacetona. Após uma segunda reação com o benzaldeído temos a formação da benzaloacetofenona.
Para que não houvesse a formação de produtos secundários, foi utilizado o banho de gelo para que não acontecesse o ataque indevido do enolato, que foi formado a partir da acetofenona, na própria acetofenona.
Os resultados obtidos no final do experimento mostraram que a massa de produto obtida foi de 4,6470g. Com isso foi possível realizar o cálculo estequiométrico, onde o valor teórico era de 5,8867g, o que nos mostra que o papel desempenhado na execução do experimento foi satisfatório. E isto pode ser comprovado no cálculo do rendimento da reação que foi de 78,94%.
...