TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do cromo e manganes

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Relatório 8

Estudo do Cromo e Manganês

André Nascimento

Carolinne Souza de Amorim

Jacson Morais

  1. INTRODUÇÃO

O manganês (Mn) é produzido em quantidades muito grandes, e a maior parte encontra emprego na indústria do aço. Também são produzidas grandes quantidades de MnO2, usado principalmente em “pilhas secas” e na indústria de cerâmica. KMnO4  é um importante agente oxidante. Mn(+III) forma acetato básico com uma estrutura pouco comum. O manganês tem importância biológica e é necessário na fotossíntese. O manganês é o décimo segundo elemento mais abundante, em peso, na crosta terrestre, sendo extraído predominantemente como minério piroludita, MnO2. (J.D.LEE QUÍMICA IRNOGÂNICA)

A configuração eletrônica do Mn é d5s2. O maior estado de oxidação possível é (+VII), quando todos os elétrons são utilizados para formar ligações. O Mn é o elemento que exibe a maior faixa de estados de oxidação, indo de (-III) a (+VII). O estado (+III) é o mais estável e mais comum, sendo o íon Mn2+  encontrado em sólidos, em solução e em complexos. Contudo, em meio alcalino, o íon Mn2+  éfacilmente oxidado em MnO2. O íon no estado de oxidação (+VI) é encontrado no principal minério de manganês, a pirolusita, MnO2. O elemento no estado (+VII) é encontrado no KMnO4, um dos agentes oxidantes mais fortes em solução, inclusive mais forte que o Cr(+VI) do grupo anterior. Mn(+III) e Mn(+VI) tendem a se desproporcionar. Os estados de oxidação inferiores são observados em carbonil-complexos e em carbonil-complexos substituídos.

cromo ou crômio é um elemento químico do grupo 6 (metais de transição) que pertence ao quarto período databela periódica. O metal crômio é produzido em larga escala e extensivamente empregada em ligas com ferro e com metais não ferrosos, e em revestimentos obtidos por eletrodeposição. O dicromato de sódio também é usado em grandes quantidades. Tanto CrO3 são usados para fins industriais. O acetato de crômio (II) tem uma estrutura pouco comum, contendo uma ligação quádrupla. (J.D.LEE QUÍMICA IRNOGÂNICA)

A configuração eletrônica do Cr no estado fundamental é d5s1, com orbitais semipreenchidos estáveis.

Analisando a configuração eletrônica do Cr pressupõe-se que forme compostos onde o metal se encontra nos estados de oxidação entre (+I) e (+VI), e o ser encontrados nesses estados de oxidação, além formarem compostos nos quais o metal se encontra em alguns estados de oxidação inferiores, como no caso de complexos bipiridina e carbonila. No caso do Cr, os íons nos estados (+II), (+III) e (+VI) são mais importantes. O Cr(+II) é redutor, o Cr(+III) é o mais estável e importante e o Cr(+VI) é fortemente oxidante.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral: 

Através de reações observar as características do cromo e manganês.

  1. Objetivos específicos:
  • Verificação do poder de redução do Cromo em meio ácido.
  • Verificação do caráter anfótero do Cromo tanto em meio básico, quanto em meio ácido.
  • Caracterização da oxidação do Cromo em meio alcalino.
  • Observar os diferentes números de oxidação do Manganês.
  • Verificar o poder oxidante do íon permanganato, tanto em meio básico, quanto em meio ácido.
  • Aferir a velocidade de reação do permanganato         

  1. MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS

REAGENTES

Tubo De Ensaio

Dicromato De Potássio (0,1M)

Pipeta

Ácido Sulfúrico (0,1M)

Cadinho

Cristais De Sulfito De Sódio

Proveta

Cloreto De Cromo(III)

Bécker

Hidróxido De Sódio 10%

Espátula

Ácido Clorídrico 10%

Peróxido De Hidrogênio

Permanganato De Potássio

Iodeto De Potássio 0,1M

Folha De Papel (Amido)

Oxalato De Sódio 0,125M

Sulfato De Manganês

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 CROMO

4.1.1 Redução do íon Cr2O7

Adicionou-se em um tubo de ensaio 0,5 mL de solução de dicromato de potássio (0,1M) e 0,5 mL de ácido sulfúrico (0,1M). Em outro tubo de ensaio, foi transferido alguns cristais de sulfito de sódio. Verteu-se a mistura do primeiro tubo no tubo contendo o sulfito de sódio.

4.2 Manganês

4.2.1 Números de oxidação do manganês (DEMONSTRATIVO)

Foi aquecida, em um cadinho, uma pequena porção de permanganato de potássio até a liberação de gás. Verteu-se o sal aquecido em uma proveta de 2 L cheia de água.

4.2.2 Poder oxidante do íon permanganato MnO4-

4.2.2.1 Meio ácido

Em um tubo de ensaio adicionou-se 1,0 mL de solução de permanganato de potássio 0,1M e 0,5 mL de solução de ácido sulfúrico 0,1 mol/L. Em seguida, transferiu-se 0,5 mL de solução de iodeto de potássio 0,1M para o tubo. Foi inserido ao sistema um pedaço de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (626.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com