Instituto de Química pH e Tampão Engenharia de Alimentos
Por: Heron Ricardo • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 710 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Química
pH e Tampão
Curso: Engenharia de Alimentos
Goiânia, 31 de Agosto de 2018
Introdução
O pH (Potencial Hidrogeniônico) é um índice indicador de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer em que, quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, mais ácido o meio será. Os valores de pH variam de 0 a 14 e pode-se medir o pH (com menos precisão) utilizando indicadores, como a fenoftaleína, uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução e muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução. (VOGEL, 1981)
A partir do pH. Uma substância pode ser classificada como ácida, quando possui pH menor que 7, básica, quando tiver o pH maior que 7 e neutra, quando o pH for igual a 7. (VOGEL, 1981)
Uma solução tampão é aquela que resiste às mudanças de pH quando ácidos, ou bases são adicionados, ou quando uma diluição ocorre. Esta solução pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pela reação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). (PERUZZO, 1998)
Objetivo
Conseguir definir o pH de soluções a partir de suas cores e conseguir diferenciar a variação de pH entre uma solução tamponada, de uma solução não tamponada.
Resultados e discussão
A escala padrão obtida na primeira parte do experimento foi feita a partir do método colorímetro:
pH
Cor
4
Laranja
5
Amarelo forte
6
Amarelo fraco
7
Verde claro
8
Verde
9
Azul Claro
10
Roxo
Para a segunda parte do experimento, notou-se que:
No tubo 1, sem tampão, o pH passou de 6 para 10 com apenas 1 gota de NaOH 0,1 mol/L e voltou ao pH 6 assombrando o tudo bom um canudo por 15 segundos
...