Instrumentação No Ensino Da Química
Por: Fabrícia Fortes • 2/7/2017 • Relatório de pesquisa • 321 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Universidade Estadual Do Maranhão – Uema
Centro De Educação Ciências Exatas E Naturais – Cecen
Disciplina: Instrumentação No Ensino Da Química
Aluna: Fabrícia Fortes Dos Santos
Código: 1516108
Professora: Maria José
CONDUTIVÍMETRO
MATERIAIS E REAGENTES:
- Bateria
- Fios elétricos
- Led
- Fita adesiva
- Sulfato de cobre
- Sacarose
- Água destilada
- Água de torneira
- Béqueres
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Construiu-se o condutivímetro ligando os fios no led, um em cada “perna”, e depois, utilizando a fita adesiva, grudou-se uma ponta de cada fio em um lado da bateria, fazendo com que o led acenda. Em seguida, corte um dos fios, desligando o led, assim o fio ficou com duas pontas. Dessas duas pontas foram descascadas.
Preparou-se soluções de sulfato de cobre com concentrações diferentes. Preparou-se, também, solução de sacarose com água destilada.
Em béqueres diferentes, colocou-se água destilada, água da torneira, solução de sacarose, solução de sulfato de cobre com concentração maior e solução de sulfato de cobre com concentração menor. Depois, mergulhou-se as pontas do condutivímetro nos béqueres, um de cada vez, e observou-se a intensidade da luz do led.
RESUTADOS E DISCUSSÕES:
O béquer com água destilada não conduz eletricidade, pois não possui íons livres, assim o led não acendeu. O mesmo aconteceu com a solução de sacarose, pois se trata de uma solução molecular, e molécula não conduz eletricidade.
A água de torneira conduz eletricidade, pois se encontra alguns íons no meio, com o cloro, ferro, entre outros. As soluções de sulfato de cobre também conduz eletricidade, isso porque esse sal se ioniza em meio aquoso, formando assim, uma solução iônica. A solução mais concentrada conduz melhor a eletricidade, pois os íons livres na solução se encontram mais juntos, e assim, o led acende com mais intensidade. Já a solução de concentração menor conduz eletricidade com mais dificuldade, pois seus íons estão mais separados e o led acende com menos intensidade do que quando colocado na solução concentrada.
...