O Ensinar
Por: Izabelli de Pieri • 13/12/2017 • Seminário • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
Instrumentação para o Ensino da Química II
Prof°. Dr. Gustavo Bizarria Gibin
Estudo de casos
Izabelli De Pieri Santos
Thaís Cristina Santos de Paula
PRESIDENTE PRUDENTE
25 / Outubro – 2017
“Ensinar é, ao mesmo tempo, mobilizar a atividade dos alunos para que construam saberes e transmitir-lhes um patrimônio de saberes sistematizado, legado pelas gerações anteriores de seres humanos” Charlot (2013, p. 114).
- Segundo Sá e Queiroz, casos são narrativas sobre dilemas, vivenciados por pessoas que necessitam tomar decisões a respeito de determinados assuntos.
- A familiarização com o contexto do caso e com os seus personagens acaba por impulsionar os estudantes na busca de escolhas, e posterior tomada de decisão, necessária para a sua resolução.
A produção de casos investigativos de boa qualidade deve se pautar, segundo Herreid, na consideração dos seguintes aspectos por parte dos autores:
- Um bom caso narra uma história;
- Um bom caso desperta o interesse pela questão;
- Um bom caso deve ser atual;
- Um bom caso cria empatia com os personagens centrais;
- Um bom caso inclui diálogos;
Proposta de caso
A morte de Bob
Um sitiante que morava próximo à encosta da Serra da Mata da Corda o Sr. José Manoel. Todo o dia acordava pela manhã para tirar o leite do café da manhã para dividir com sua única companhia, sua esposa e amiga Maria da Graça.
Numa dessas manhãs João sentiu um aperto no peito, quando olhou por alguns segundos, em silêncio absoluto; nunca antes havia visto algo assim, sua rotina matinal fora corrompida por aquela cena tão triste. Ao chegar à encosta onde tinha uma visão muito ampla do vale que cortava o pé da serra; se apressou em chegar às estreitas margens do rio Parnaíba; pode observar de perto a cena tão triste que o deixará sem fala, estático, sem reação.
Diversos tipos de animais mortos, estirados, espalhados na areia, porcos do mato, quatis, ariranhas, capivaras, peixes, duas galinhas e por fim... A parte mais dolorosa que seus olhos de envelhecimento presenciaram. Seu cachorro Bob, esticado em uma das margens próximo a uns galhos secos; num ato de bravura e profunda melancolia carregou-o nos braços como um herói, em silêncio caminhou até a área de sua casa sem expressão alguma; mostrou o acontecido a sua esposa que não conseguiu segurar as lágrimas, abraçou o marido que já meio pálido e cansado também não conseguiu conter a tristeza; rapidamente Dona Maria com muita raiva quis saber o motivo de tal tragédia; pois tinha certeza que algo fora do comum havia ocorrido, qual seria o motivo de tantas mortes? Quem ou o que estaria por trás de tamanha injustiça?
Foi então que Sr. João ligou para a prefeitura de sua cidade para lhe fornecerem algum tipo de explicação; tão logo foi respondido e havia sido uma infiltração naquele corpo hídrico que banhava sua propriedade. Havia uma indústria de mineração da bauxita a alguns quilômetros dali que estava fazendo a disposição inadequada de seus resíduos (lama vermelha- rica em ferro, óxidos de metais pesados e extremamente alcalina) e esta havia gerado todo o desconforto para a família do Sr. João. Desligaram o telefone após a breve explicação.
O sitiante agora alarmado, pois sabia a causa de tal desfortúnio; foi-lhe dito que o problema seria o mais breve possível remediado, mas ele sabia que iriam mascarar esse pequeno infortúnio.
Nos dias que se seguiram, o silêncio tomou conta do rancho do Sr. João e Dona Maria, o sangue que do rio escorria trouxera com ele uma enxurrada de solidão. Onde estaria o sentido, no fim de anos de calmaria, no cheque vazio da empresa ou no silêncio de todas as manhãs?
Suponha que você e seus amigos façam parte de uma ONG que busca a recuperação de áreas degradadas e afetadas por resíduos industriais esclareça o que pode estar acontecendo e esbocem propostas alternativas para que a família do Sr. João, nem outras, tenham mais problemas como esse.
Passo 1
Identificar a origem dos problemas
Passo 2
Elaborar propostas para amenizar ou acabar com o problema
Conceitos abordados
- Reações de óxido-redução
- Reações ácido-base
- Conceito de pH
- Importância da extração de minério para o país
- Geração de resíduos tóxicos, ao meio ambiente.
- Poluição de solo, vegetação e água.
- Aplicação de métodos para extração sem planejamento do que se fazer com os resíduos, que podem causar desastres ambientais.
- Como se refletem os impactos causados pela atividade mineradora, impactos socioambientais.
- Territorialidade.
- Representação simbólica dos lugares
Feito um levantamento bibliográfico, consta na primeira referência deste trabalho um artigo que mostra todas as possiblidades, e usos que podem ser feitos utilizando o resíduo (lama vermelha).
Problemas e aplicações mencionadas durante a apresentação
Parte extraída do referencial teórico utilizado para elaboração deste trabalho.
[1] SILVA FILHO, E. B.; ALVES, M.C.M.; DA MOTTA, M.. Lama vermelha da indústria de beneficiamento de alumina: produção, características, disposição e aplicações alternativas. Matéria (Rio J.)[online]. 2007, vol.12, n.2, pp.322-338.
Problemas Decorrentes da Disposição da Lama Vermelha
Como a maioria dos rejeitos, no passado a lama vermelha era simplesmente descartada em algum corpo hídrico receptor, como mares e rios. A disposição não adequada da lama vermelha pode acarretar em problemas como:
- Contaminação da água de superfície e subterrânea por NaOH, ferro, alumínio ou outro agente químico;
- Contato direto com animais, plantas e seres humanos;
- O vento pode carrear pó dos depósitos de lama vermelha seca, formando nuvens de poeira alcalina;
- Impacto visual sobre uma extensa área.
Aplicações Alternativas para a Lama Vermelha
A lama vermelha também encontra aplicações na indústria cerâmica. Yalçin & Sevinç (2000) propuseram a produção de revestimentos cerâmicos (porcelanas, vítricos e eletroporcelanas) usando a lama vermelha. Outros pesquisadores propõem a utilização da lama vermelha na confecção de tijolos, telhas, isolantes, etc.
...