Os Procedimentos
Por: Vivi Pereira Tavares • 21/5/2018 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
PROCEDIMENTO
Segurança
Use óculos de olhos departamentais ao fazer esta experiência.
Não ingerir sólidos ou soluções, pois os produtos de vidro podem estar contaminados com outros produtos químicos.
Limpe o sólido KNO3 derramado em relação ao equilíbrio e a solução KNO3 no banco depois de terminar o laboratório.
Perigos químicos
KNO3 - oxidante e irritante
Materiais
Termômetro
Septo
Placa de aquecimento
Peixinho
Tubo de ensaio de 200 mL
Suporte universal
Béquer de 500 mL
Proveta
KNO3 (s)
Água destilada
Procedimento
1-Monte um banho de água quente para dissolver KNO3 como mostrado na Figura 1.
2- Medir cerca de 20 g de KNO3 em um balanço. Registre a massa exata de KNO3 e transfira o composto para um tubo de ensaio seco de 200 mL.
3- Meça 15 mL de água destilada e adicione-a ao tubo de ensaio com KNO3. Aqueça o tubo em banho-maria com a placa quente e mexa a mistura com um fio-máquina metálico até que todo o KNO3 se dissolva.
4- Retire o tubo de ensaio do banho de água quente e use uma toalha de papel para secar rapidamente a parede externa do tubo de ensaio (Figura 2A).
Levante os septos com o termômetro e agite a barra suavemente até que a lâmpada do termómetro permaneça bem acima do nível da solução (Figura 2B).
Nota: Não remova o septa com o termómetro completamente do tubo de ensaio.
5- Marque o nível de solução no tubo de ensaio com um afiado e rotulá-lo como 1 (Figura 2C). Substitua os septos pelo termómetro e deixe o tubo de ensaio com solução de KNO3 esfriar naturalmente enquanto agita lentamente a solução.
6- Observe a solução KNO3 quando esfria e grave a temperatura quando aparece o primeiro cristal branco. Esta será a temperatura para o equilíbrio na Equação 1.
7- Adicione 5 mL de água destilada ao tubo de ensaio depois de gravar a temperatura. Coloque o tubo de ensaio de volta ao banho de água quente e aqueça até que todo o KNO3 se dissolva. Repita os passos 4, 5 e 6 para marcar o nível de solução como 2 e grave a temperatura de equilíbrio.
8- Repita o passo 7 mais duas vezes e colete os dados para o 3º e 4º ensaios.
9- Depois de terminar os quatro ensaios, deve haver quatro marcadores no tubo de teste de 200 mL rotulado como 1, 2, 3 e 4. Determine os volumes da solução em cada marca. Adicione a água da torneira ao tubo até a primeira marca. Despeje esta água em um cilindro graduado de 100 mL e grave o volume. Repita o procedimento para cada uma das marcas restantes no tubo e mida os volumes restantes.
10- Quando o experimento for concluído, retire a solução KNO3 no recipiente de resíduos na exaustão e limpe as vidrarias
...