Polimetacrilato de Metila
Por: lookingforbells • 16/9/2017 • Projeto de pesquisa • 390 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
POLIMETACRILATO DE METILA (PMMA)
Dentre os plásticos da engenharia pode-se encontrar o acrílico polimetacrilato (PMMA) também chamado de vidro acrílico. É um material termoplástico rígido, transparente e incolor obtido através da polimerização do monômero metacrilato de metila, considerado um dos polímeros (fibra sintética) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência
[pic 1]
Pode substituir materiais como vidro, madeira e matão. É transparente, possui alta resistência a impactos, média resistência mecânica e apesar de ser muito rígido é fácil de ser polido.
É transparente e muito mais resistente que o vidro, dilata-se facilmente com alterações de temperatura, absorve pouca umidade. É isolante elétrico, mas pode acumular cargas eletrostáticas e acumular poeira.
É resistente a ácidos, algumas bases, solventes como hidrocarbonetos alifáticos e óleos, contudo não é resistente a solventes polares como ésteres, cetona e clorados.
O metacrilato é um tipo de plástico, que por ser um polímero sintético, apresenta alta resistência ao processo de reciclagem, apresentando número de identificação 7●, juntamente com o copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA), mamadeiras, CD, DVD, que auxiliam sua separação e posterior reciclagem e revalorização.
→● Número 7 + OUTROS: Os Outros são produtos fabricados à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos. Após ser reciclados, viram Madeira plástica, reciclagem energética (energética (aproveitamento do valor calorífico do resíduo plástico).
→ É um grande aliado do meio ambiente por substituir elementos como o vidro e a madeira, evitando assim o desmatamento e a consequentemente a utilização dispensável da madeira.
APLICAÇÕES
Amplamente usado para a divulgação de empresas como fachadas, expositores, displays. Isso se deve ao uso de novas tecnologias que possibilitam moldar, cortar e até iluminar grandes peças com precisão milimétrica. O corte a laser é um bom exemplo de tecnologia que elevou o nível de uso do acrílico.
→ Móveis: cadeiras, mesas, prateleiras
→ Eletrônicos: peças de computador, capas de aparelhos, feixes luminosos.
→ Automobilístico: triângulos de segurança, faróis.
→ Construção civil: instalações sanitárias, capas de conservação, chapas, folhas.
→ Outros: banners luminosos, aquários, luminárias, equipamentos odontológicos, incubadoras, equipamentos de vídeo, móveis, vários tipos de lentes, películas, tecidos artificiais.
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
...