Procedimento da família 3A
Por: jeffersonsoares • 21/7/2015 • Resenha • 659 Palavras (3 Páginas) • 599 Visualizações
Boro e Alumínio e seus Compostos
Resumo
Introdução
O grupo 13 da tabela periódica é o primeiro grupo do bloco p, dentro destes grupos iremos destacar as propriedades o elementos químico Boro (B) e o elemento Alumínio (Al). O Boro é um não-metal, e forma sempre ligações covalentes não têm tendência de forma compostos monovalentes. Apresenta forma de estrutura cristalina, consiste em camadas planas de moléculas de H3BO3. Também possuem número insuficiente de elétrons para preencher o nível de Valência. O Boro puro não é tóxico, mas se ingerido em quantidades grandes causa indisposição, seus compostos hidrogenados são muito mais prejudicam, alem de altamente inflamáveis.
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre. Tem como características leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações. O alumínio é um metal de símbolo Al, branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos. O alumínio possui altos índices de condutividade elétrica, e não se altera em contato com o ar ou em presença de água, graças a uma fina capa de óxido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presença de oxigênio, sofre reação de combustão, liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halogênios (cloro, flúor, bromo e iodo).
Pratica Experimental
Materiais e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, foram utilizados neste experimento:
- Tubo de ensaio
- Papel indicador pH
- Pipeta
- Pinça de madeira
- Espátula
- Bastão
As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, foram utilizadas neste experimento:
- Água destilada
- Glicerina
- Ácido Bórico H3BO3
- Metanol CH4O
- Ácido Sulfúrico H2SO4
- Hidróxido de Sódio NaOH
- Alumínio em pó
- Ácido Clorídrico HCl
- Cloreto de Alumínio AlCl3
- Ácido Nítrico HNO3
- Hidróxido de Amônia NH4OH
Procedimentos Experimental
- Procedimento 1
-Separa-se dois tubos de ensaio: adicione 2mL de água destilada no tudo 1, no tudo 2 adicione 2mL de água destilada, 1 mL de glicerina e uma pequena quantidade de ácido bórico, observe acontecimento.
- Com auxílio do bastão mexa a mistura dos tubos, retire o bastão com cuidado para pegar nas paredes do tubo e passe no papel indicador, anota o pH inicialmente e após 30minutos.
- Em um tubo de ensaio coloque se uma pequena quantidade de ácido bórico em seguida, adicione se 2mL de metanol, agite até completa dissolução do ácido bórico. Observe acontecimento.
- com o auxilio de uma pipeta adicione se duas gotas de H2SO4(1M), agite novamente.
...