Relatório Cromatografia em Camada Delgada
Por: HELENA MARTINS ROSA • 16/4/2023 • Relatório de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 76 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICEX
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Segurança e técnicas básicas de laboratório - Química tecnológica
Cromatografia em Camada Delgada - CCD.
AUTORA:
Helena Martins Rosa
Belo Horizonte, 09 de julho de 2022.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO………….………….………….………….………….………….……2
2. OBJETIVOS………….………….………….………….………….………….……….2
3. MATERIAIS EM GERAL………….………….………….………….………….…...2
4. REAGENTES E SOLVENTES ………….………….………….………….………....2
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL………….………….………….……………3
6. RESULTADOS………….………….………….………….………….………….…….3
7. CONCLUSÃO………….………….………….………….………….………….……..4
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………….………….………….…………..…4
- INTRODUÇÃO
A cromatografia é um método físico-químico que se refere a separação, identificação, purificação ou doseamento de substâncias orgânicas e inorgânicas (VIEIRA et al. 2022, p.20). Esse método é frequentemente utilizado para determinar a identidade de compostos e a quantidade de componentes em uma mistura. É uma técnica versátil que é amplamente aplicada devido às suas muitas combinações entre fases móveis e estacionárias.
A fase móvel(solvente) da cromatografia pode ser um líquido ou um gás através do qual os componentes, quando isolados, se movem. A fase estacionária é um adsorvente onde a amostra a ser analisada é aplicada. Normalmente se utiliza sílica gel ou alumina.
Grande parte dos compostos orgânicos são incolores, com isso é realizado um processo de revelação para identificar as manchas correspondentes aos compostos presentes na amostra. Os reveladores mais usados são o vapor de iodo e a luz ultravioleta. Com as manchas visíveis, é possível calcular o fator de retenção para a análise.
- OBJETIVOS
Ampliar o conhecimento sobre Cromatografia em Camada Delgada (CCD), seus cálculos de Rf (Fator de Retenção) e identificar as substâncias no cromatograma.
- MATERIAIS EM GERAL
Béquer de 50 mL; tubos capilares; placas cromatográficas; cuba de vidro; vidro de penicilina; iodo sólido; papel de filtro; espátula.
- REAGENTES E SOLVENTES
Tolueno; benzidrol; benzofenona; acetona.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, foi transferida uma pequena quantidade da substância A para um béquer, e em seguida, foram adicionadas três gotas de acetona para dissolver a substância. O mesmo procedimento foi feito com a substância B.
Após serem dissolvidas, com o auxílio do tubo capilar, foi colocada uma gota de cada substância na placa com cerca de 1cm de distância da extremidade inferior. Depois de seca, adicionou-se mais uma gota de cada no mesmo ponto.
A placa foi introduzida na cuba de eluição com tolueno que foi tampada até o solvente atingir cerca de 1 cm abaixo da extremidade superior da placa. Feito isso, a placa foi reservada por 10 minutos até a evaporação do solvente.
- RESULTADOS
Ao retirar a placa da cuba reveladora, foi possível observar a distância percorrida por cada substância assim como na demonstração abaixo.
...