Roteiro de Aula Experimental
Por: Isadora Mendonça • 1/3/2023 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
RESUMO ACADÊMICO: A avaliação escolar – Isadora Mendonça Neves (IFGO-Campus Morrinhos)
Referência: LIBÂNEO, José Carlos. A avaliação escolar. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2006. p. 195-220.
Sendo a avaliação uma atividade permanente do trabalho docente, se faz necessário compreender alguns aspectos dela, tais como seu conceito, tipos, finalidade e objetivos, servindo assim, como um termômetro da relação entre ensino e aprendizagem, apontando avanços, dificuldades e norteando o trabalho a ser desenvolvido pelo professor, para que os objetivos do ensino sejam alcançados, portanto, uma atividade complexa, que do ponto de vista da didática, não visa a mera classificação dos alunos.
Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho, sendo assim, um componente do processo de ensino. Como avaliação de verificação, alguns exemplos a serem mencionados são: provas, exercícios, tarefas e observação de desempenho. As avaliações de qualificação são mais voltadas à comprovação de resultados e a apreciação qualitativa, avalia estes resultados.
A avaliação possui a função didática, voltada ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar, com o atendimento, ou não das finalidades sociais; diagnóstica, identificando progressos e dificuldades, que colaboram para que as estratégias se voltem ao cumprimento do objetivo de ensino; e de controle, referindo-se à frequência das verificações e de qualificações.
Todavia, na prática, há uma redução da avaliação à mera função de controle, de classificação dos alunos, fortificando a ideia de meritocracia.
Esta missão docente de avaliar, é uma parte integrante do processo de ensino e não apenas uma etapa, ajuda a desenvolver capacidades e habilidades, afinal, todas as crianças devem ter a oportunidade de crescer e serem preparadas para a vida social, intelectual e moralmente falando, possibilita a revisão do plano de ensino, pois, ao identificar lacunas, ou surpreendentes progressos, o professor pode revisar o trajeto a ser seguido e auxilia na autopercepção do professor, sendo um termômetro de seu próprio desempenho em sala de aula.
E tratando-se de rendimento escolar, alguns instrumentos são: prova escrita dissertativa, objetiva, questões de certo e errado, verdadeiro ou falso, de completar lacunas, de correspondência, de múltipla escolha, de interpretação, entre outras.
Com relação à atribuição de notas, esta ação, está mais envolvida com a função de controle, comprovando a quantidade e qualidade dos conhecimentos adquiridos, seu sistema de notas ou conceito, traduzindo os resultados do processo de ensino e aprendizagem, mas jamais deverá ser o objetivo da avaliação!
Palavras-chave: Avaliação; notas; relação de ensino e aprendizagem; trabalho docente.
...