A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Por: Erica Silva • 2/5/2020 • Dissertação • 262 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Erica Maria da Silva
01223577
Administração 7º período
Um dos momentos em que aconteceu a quebra de governos e partidos, foi na eleição de Fernando Collor de Melo em 1989 pelo partido PRN que tinha como objetivo lança-lo à presidência da república. O partido defendia a diminuição da intervenção do estado na economia, em 1990 Collor tomou posse e abriu as portas para o mercado e assim estimulou a concorrência entre as empresas, reduziu os impostos sobre os produtos importados e assim facilitando a entrada no Brasil.
A administração pública no Brasil vem passando por várias transformações e mudanças desde o início da história do Brasil, nos anos 30 era predominado pela administração patrimonialista, onde havia uma mistura de dos bens privados com os bens públicos, e finalizando a década de 30 o estado brasileiro começa a se tornar um estado burocrático.
Ao logo do tempo com os vícios burocráticos como por exemplo o excesso de regras e papeladas, já na década de 90 surgiu a administração gerencial buscando a virtude da burocracia no sentido de formalismo, organizando as funções pela hierarquia, isso aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso, que deu continuidade ao projeto de Collor como as privatizações, diminuição da intervenção do estado na economia.
Outros momentos também foram registrados no final da década dos anos 20, a republica café com leite, para o governo de Vargas.
Ditadura Militar – 1964 à 1985.
Nova república – fim da ditadura com a eleição indireta de Tancredo Neves.
E como o contexto fala, do governo Lula e Dilma para a mudança do governo de Bolsonaro.
Fonte: https://www.maioresemelhores.com/presidentes-brasil/
...