A EXPORTAÇÃO DA CACHAÇA ORGANICA
Por: josyalvarenga • 25/11/2016 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
EXPORTAÇÃO DA CACHAÇA ORGANICA
- Custos
- Mercado
- Países Importadores
- Fornecedores
- Concorrentes
- Cultura países Importadores
- Leis/Tarifas/Cambio
- E-commerce
- INTRODUÇÃO
A cachaça é obtida da destilação e da fermentação do melaço da cana-de-açúcar a qual foi descoberta pelos escravos dos engenhos de açúcar.
Antigamente era considerada uma bebida para as pessoas de classe mais baixa, pois era consumida apenas por escravos e brancos pobres.
Com o tempo ela foi se espalhando pelos engenhos e sua comercialização foi proibida pela Corte Portuguesa justificando que seu consumo ameaçaria a ordem da Colônia e prejudicava o rendimento dos trabalhadores.
No que na verdade alguns historiadores consideram que a cachaça brasileira começou a ganhar espaço na classe média, o que levou a diminuição no consumo de bagaceira (aguardente de bagaço de uva) e vinho que eram as bebidas mais consumidas pela classe média naquela época consequentemente arrecadando menos impostos.
Mesmo com a proibição o consumo da cachaça ainda era elevado, por isso no século XVIII a Corte Portuguesa tentou taxar sua venda mas não obteve êxito pois a sonegação era muito elevada e a aguardente tornou um símbolo de resistência contra a dominação Portuguesa.
Atualmente a comercialização da cachaça tem conquistado o mercado internacional, chegando a ser reconhecida pelos EUA como produto exclusivo do Brasil.
O Brasil é o país que mais produz cachaça, aproximadamente 1,2 bilhão de litros ao ano (IBRAC 2011), no entanto, apenas 1% é exportado. Mas a lista de compradores tem mais de 60 países.
Para que o produto seja denominado cachaça deve obedecer ao Decreto N°2314 de 4 de Setembro de 1997 que regulamenta a padronização e classificação de bebidas.
A cachaça tem um forte apelo comercial junto aos estrangeiros e os empresários do setor estão empenhados em fortalecer o vinculo do produto à ideia de bebida valorizada e de alta qualidade.
...