TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO NO EMPREENDIMENTO SOCIAL

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO NO EMPREENDIMENTO SOCIAL

Josiane Cobucci

1aluno do Curso de Administração da FaSF

Sumário: Esse trabalho foi composto com objetivo geral de mostrar a importância do plano de negócios no empreendimento social. Detalhar as principais características de uma empresa que entrou em funcionamento utilizando o plano de negócios atingindo seu objetivo e a lucratividade. A analisar os pontos fortes e fracos de uma empresa quando se tem um planejamento bem detalhado, desse modo fica mais fácil saber quais atividades estão dando resultados bons ou ruins. O caminho metodológico do presente trabalho constitui-se de revisão bibliográfica na primeira parte, seguida de uma leitura de tópicos elaborados com títulos para auxílio do tema. O resultado alcançado dessa pesquisa explica que a abordagem principal para identificação do tema é enfatizar que nenhuma empresa sobrevive muito tempo sem um plano de negócios.

Palavras-chave: Empreendimento; Empresa; Lucratividade; Plano de Negócios; Resultados

INTRODUÇÃO

Fazer planos e traçar metas são algo que a maioria das pessoas costuma fazer no início de cada ano. Na área corporativa não é diferente, é de suma importância planejar as ações que serão efetuadas. É algo que não pode ser ignorado, e com isso, o empreendimento está traçado ao plano de negócios quando da o start para que uma empresa se inicia. Dentro do plano de negócios pode-se descrever vários detalhes sobre o empreendimento, ele pode ser feito antes mesmo do início das atividades da empresa. A importância de traçar o plano de negócios antes mesmo de a empresa entrar em funcionamento, é uma forma de garantir um bom desempenho e conseguir alcançar objetivos. Sendo assim, de acordo com o segmento de mercado do negócio que está sendo criado, é preciso detalhar informações sobre fornecedores, produtos, concorrência, entre outros. O plano empresarial é utilizado como guia ou modelo de negócio efetivo. Desse modo, ter um plano garante a importância para os negócios e a falta de um plano, causa até falência em várias empresas. Não é bom abrir as portas da empresa sem saber o que fazer para conseguir lucro e manter as obrigações em dias. Uma empresa com visão e com missão tem maiores chances de chegar ao sucesso. Imaginar o futuro e traçar metas para os negócios é sempre uma ótima ideia. No entanto, as ideias não podem ficar apenas na imaginação, devem ser escritas no planejamento e definir o objetivo principal da empresa é o motivo mais utilizado para programar o plano. Além disso, o plano serve para definir qual a área de atuação será escolhida e quais serviços ou produtos serão ofertados. No setor de marketing e vendas, por exemplo, é necessário analisar qual o público-alvo e quais os concorrentes são mais relevantes.

MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho foi conduzido através da ideia de estudar a fundo uma empresa que empreendeu socialmente. Primeiro foi feita uma pesquisa na internet a procura de exemplos de empreendimento social no Brasil e de cinco empresas, foi selecionado a GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma instituição social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Para isso, desde 1998, possui um hospital que, em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é referência no tratamento da doença, principalmente os casos de maior complexidade e alcançando altos índices de cura. Por ano, mais de 3.500 pacientes são atendidos. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa. Fundamentado na parceria universidade, empresa e comunidade, o GRAACC conta com a colaboração de milhares de empresas e pessoas para existir. O Hospital do GRAACC está preparado para receber crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, provenientes de todas as regiões do Brasil. Foi fundada pela Lea Della Casa Mingione, Jacinto Antonio Guidolin e Antonio Sérgio Petrilli, onde insatisfeitos com as taxas de cura do câncer infantil no país, em 1991, com o apoio da sociedade, da universidade e do empresariado garante todas as chances de cura a crianças e adolescentes com câncer, estudaram e planejaram antes mesmo de iniciar essa instituição. Essa ação e planejamento deu a oportunidade de construir o Hospital do GRAACC que tem todos os recursos para diagnosticar e tratar a doença em uma perspectiva multiprofissional, integrada e humanizada.

A pesquisa feita no site dessa instituição encontrou métodos e conquistas utilizados pelos responsáveis para atingirem seu objetivo. Através de doações de grandes empresas e sem fins lucrativos.

[pic 1]

História da GRAACC. Fonte: https://graacc.org.br/quemsomos/

RESULTADOS

O resultado alcançado mediante a pesquisa realizada foi relevante para as questões apresentadas, pois foi usado o uso do plano de negócios garantindo enfim bons resultados para a GRAACC.

[pic 2]

Figura 1: Resultados alcançados no ano de 2018. Fonte: https://graacc.org.br/quemsomos/

Com as doações e apoio dos responsáveis por esse grande projeto, houve um resultado alto referente às expectativas de todos os envolvidos. Salvando vidas de crianças e adolescentes de todo país.

DISCUSSÃO

Em vista da pesquisa realizada, além de conhecer melhor esse empreendimento social que já ajudou e ajuda muitos pacientes crianças e adolescentes, os fundadores pensaram em criar essa empresa e garantir que a mesma funcionasse até os dias de hoje. A GRAACC conta com apoio de doadores e parceiros todos os anos para que possam garantir o tratamento do câncer de crianças e adolescentes. Para que isso fosse bem sucedido entrou em ação o plano de negócios aplicado no empreendimento social, pois seu propósito é utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras com o propósito de maximizar o capital social de uma comunidade, bairro, cidade ou mesmo país. Resumindo, empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas. Desse modo, a pesquisa realizada visualizou o grande preparo dos empreendedores criando modelos sociais, que gerou grandes expectativas no tratamento do câncer e esta maneira de desenvolver um negócio busca uma forma de vida mais justa com menos desigualdade social para aqueles que não podem pagar por um tratamento ou mesmo os remédios. Então o empreendimento social surge em cenários problemáticos, de crise e desafios econômicos, sociais e também ambientais. O empreendimento social ajuda a resolver situações que tenham a ver com moradia, saúde, educação, emprego, meio ambiente e direitos humanos. O empreendedor social destrava caminhos em busca da solução e, com para a empresa, mantém a iniciativa ativa, auto-sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (700.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com