A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Por: jullysol21 • 19/2/2018 • Resenha • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 588 Visualizações
UAB - UNIVERSIDADE[pic 1] ABERTA DO BRASIL
JULLYENE SOUZA DE OLIVEIRA
ATIVIDADE DE REPERCURSO REFERENTE À DISCIPLINA
CONTABILIDADE PÚBLICA
Arenápolis, - MT
2017
JULLYENE SOUZA DE OLIVEIRA
ATIVIDADE DE REPERCURSO REFERENTE À DISCIPLINA
CONTABILIDADE PÚBLICA
Atividade de repercurso apresentado à Universidade
Aberta do Brasil – UAB/UNEMAT para a disciplina
Contabilidade Pública do curso de Bacharelado em
Administração Pública.
Prof: Mª Vanusa Batista Pereira.
Arenápolis – MT
2017
[pic 2] | ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARENÁPOLIS / UAB[pic 3] DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | [pic 4] |
ATIVIDADE DE REPERCURSO
Tema: A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público
1) Realizar uma pesquisa sobre o tema “A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público”.
O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade teve início com as alterações da lei das Sociedades Anônimas (6.404/76), promovidas pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 isso por que tudo o que acontece em nosso País tem que ter princípio, meio e fim baseado na nossa Legislação Brasileira.
A Legislação Fiscal Brasileira sempre influenciou a prática contábil. Contudo, a nova legislação possibilitou a separação de critérios contábeis e fiscais para a avaliação patrimonial.
Na Intenção de Unificar o sistema de Contabilização em nosso País foi reelaborado o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) ele foi criado via Decreto em 1986 é ele que orienta as formas de procedimentos legais e obrigatórios para os Órgão da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
A publicação do MCASP que visa auxiliar o processo de consolidação das contas públicas e a elaboração do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), foi lançada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no início do ano de 2017, juntamente com as orientações para o envio de dados para o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), ou seja ouve uma fusão dessas Autarquias para o funcionamento legal deste manual.
A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público tem causado algumas controvérsias, acerca das opiniões dos estudiosos na área Administrativa do Poder Público, que sempre buscou mecanismos de utilizar ferramentas da Contabilidade de outros países para servirem de inspiração aqui no Brasil, tanto no Setor Público quanto no Privado.
Esta forma de Internacionalizar as Contabilidades tem o seu motivo principal de existir pelo fato da industrialização e Comércio no Exterior. Desde o Descobrimento do Brasil que os outros países já desempenhavam suas maneiras de contabilizar seus recursos financeiros e o nosso País ainda é primário comparado aos outros Países.
O principal normatizador contábil no mundo é o IASB – International Accounting Standards Board, que emite as IFRS – International Financial Reporting Standards que tem como foco a expansão de seus princípios muito bem articulados para o procedimento de técnicas bem claras e objetivas a ponto de ser bem entendida e aplicada em qualquer lugar do mundo.
No cenário Atual o Brasil exporta vários produtos de origem animal (carne Bovina, Suína e Aves), Origem Vegetal (Milho, Soja, Algodão e origem Mineral (Ouro, Diamante, Esmeralda, Petróleo entre outros). E Importa de outros países produtos eletro eletrônico, aplicativos tecnológicos, brinquedos, artigos de decoração etc.
...