AD GESTÃO FINANCEIRA A CURTO PRAZO
Por: DanielNovellino • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.826 Palavras (8 Páginas) • 495 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Gestão Financeira de Curto Prazo
Curso:ADM
Professor:
Nome do estudante:
Data: 14/09/2016
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,0 pontos)
A empresa Empreendimentos Lanus S.A. pretende melhorar a eficiência da gestão de seu caixa. Os valores a receber são cobrados, em média, em 45 dias e o prazo médio dos Estoques é de 60 dias. Os compromissos com seus fornecedores são pagos, em média, no prazo de 30 dias. A empresa gasta R$250.000,00 por ano, a uma taxa constante, para dar suporte ao ciclo operacional. Supondo o ano de 360 dias, calcule:
a) O Ciclo Operacional (CO) da empresa. CO = PMRE +PMRV
CO = 60 + 45 = 105 - O PRAZO DE INVESTIMENTO É DE 105 DIAS
b) O Ciclo de Caixa (CC).
CC=PMRE + PMRV - PMRF
CC= 60 + 45 - 30 = 75 A EMPRESA NECESSITA TOMAR FINANCIAMENTO PARA O GIRO POR UM PRAZO DE 75 DIAS.
c) O montante de financiamento, necessário para sustentar o ciclo de caixa.
SALDO MINIMO DE CAIXA = DESEMBOLSOS TOTAIS DE CAIXA ESPERADO NO PERIODO / GIRO DE CAIXA DO PERIODO
SALDO = 250.000/4,8 = 52.083,33
d) Quais as alternativas possíveis para que a empresa possa reduzir o ciclo de caixa?
Devemos tomar atitudes visando melhorar sua posição frente a necessidade de capital de giro , tais como: redução dos prazos de recebimento, tempo de estoque, etc… e com a identificação da verdadeira necessidade de capital de giro , a empresa poderá, além de definir novos investimentos, também com antecedência , captar recursos de terceiros para a manutenção de suas atividades operacionais.
Questão 2 (2,0 pontos)
A empresa Bermudas projeta a seguinte evolução patrimonial.
INCLUDEPICTURE "https://s3.amazonaws.com/questao-certa/imagens/611084203881f8176b6d657b1b4b2879.jpg" \* MERGEFORMATINET
O diretor financeiro quer projetar a necessidade de capital de giro e confia nos dados acima. Determina a máxima necessidade de capital de giro dessa empresa no período.
no primeiro mês a NCG = 0
no segundo m6es a NCG = 210-215 = -5
no terceiro mês a ncg = 255- 333= - 78
no quarto mês a NCG = 300- 452 = -152
no quinto m6es a ncg = 455-544= -89
ESTA EMPRESA NÃO PRECISA DE CAPITAL DE GIRO POIS POSSUI FOLGA APENAS NO PRIMEIRO MÊS PRECISA DE UMA MAIOR ATENÇÃO POIS NÃO EXISTE FOLGA EM SEU CAIXA.
Questão 3 (2,0 pontos). Como é realizada a análise das informações para a concessão de crédito a pessoas físicas e jurídicas? Justifique sua resposta com base nos estudos realizados nessa unidade de aprendizagem.
As perguntas a serem feitas na hora da concessão de crédito são:
A quem vender , Quantos vender , em que condições vender?
Ë nesse momento que a análise para concessão de crédito é fundamental. uma boa análise de crédito reduz os riscos de perda com devedores incobráveis.
para as pessoas jurídicas as informações solicitadas são : documento legal como contrato social, estatutos, atas de posse das diretorias, etc
demonstrações contáveis dos últimos anos, preferencialmente com pareceres de auditores independentes , no caso das sociedades anônimas , para a sua ana;use e posterior
estabelecimento dos limites de credito.
ficha cadastral da empresa contendo outros tipos de informações tais como, referencias bancarias, principais clientes, e outros dados necessários para o estabelecimento dos limites de credito a ser concedido. Já para as pessoas físicas as informações divergem um pouco das pessoas físicas:
Ficha cadastral onde o pretendente ao credito fornece seus dados pessoais
comprovantes d renda pessoal e de outras pessoas da família , quando necessário.
copias de documentos comprobatórios das informações prestadas, tais como: cif, rg escritura de imóveis.
De posse dessas informações do cliente a empresa ja possui elementos necessários para elaborar a analise de tais informacões
abrangência da ana;use deve destacar indicativos que virão a facilitar a próxima etapa que é a decisão sobre a concessão de credito pretendido.
E como possuem características peculiares os métodos e técnicas sao diferentes para pessoas físicas e pessoas jurídicas.
para as pessoas jurídicas devemos analisar com base nas infrmaçoes fornecidas para depois tomar a decisão. Analisar demonstrações contábeis é uma ferramenta na determinação do credito, com esta analise podemos determinar as tendências , através da analise horizontal ou a participação pela analise vertical. os principais índices a serem analisados são:
endividamento e liquidez , com base nessas informações e através de num sistema de pontuação que irá ponderar cada um dos índices calculados é que é estabelecido o limite de credito.
Geralmente as demonstrações contábeis sao substituídas por simples .declaracoes fornecidas por escritórios de contabilidade.
já para as pessoas físicas a concessão deve ser baseada na analise das informações
...