Ad1 gestão de qualidade no setor publico
Por: Alex Rodrigues • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 3.163 Visualizações
GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO
1-Os princípios da qualidade são orientações gerais e devem ser operacionalizadas em situações específicas. Tome dois dos princípios e defenda-os, ilustrando uma aplicação a uma situação específica conhecida por você.
2-Indique um cuidado ou aplicação de uma técnica ou de procedimento que leve à preservação da boa qualidade de um serviço.
3- O binômio qualidade-produtividade também pode ser interpretado como antagônico, ou seja, quando um fator melhora o outro piora. Como você analisaria essa posição?
4-Com base nas informações e na condição de cliente de organizações de serviços, conceitue Qualidade (caso deseje, você pode referir-se a um bem ou a um serviço)
Respostas:
1 – Dentre os princípios da qualidade, destacarei os dois considerados por mim como mais importantes ao processo:
O planejamento da qualidade por ser o pontapé inicial, o momento em que uma organização decide dedicar-se à implantação da qualidade em seus serviços ou produtos, devendo identificar seu público alvo e as demandas que esse publico tem, o que pode ser feito para melhorar os serviços já fornecidos, objetivando dessa forma alcançar as metas de qualidade da organização; e
A gestão participativa por se tratar da coleta de informações dos próprios colaboradores da organização. Dessa forma, expandem-se os pontos de vista, os colaboradores influenciam no processo de produção/prestação de serviços e trabalham de forma mais satisfatória por poderem opinar no processo. Nesse princípio pode ser aplicada a técnica conhecida por Brainstorm, ou tempestade de ideias, onde os colaboradores fazem suas sugestões de procedimentos a serem adotados pela organização.
2 – A preservação da boa qualidade pode se dar por mais um de seus princípios: o aperfeiçoamento contínuo, já que o mercado é dinâmico, concorrentes buscam melhorias em sua produção e a organização deve estar comparando-se a eles. Esse dinamismo mantém a organização equiparada às crescentes exigências de seus consumidores, correndo riscos de perdas de mercado caso não mantenha a qualidade esperada.
3 – O binômio qualidade-produtividade é antagônico basicamente porque à medida que se dedica mais atenção na produção de um serviço, seja ele tangível ou não, espera-se que um maior tempo seja despendido para sua realização com maior qualidade. Fica mais fácil de entender num serviço de pós-venda, por exemplo, onde os colaboradores da organização poderiam estar vendendo novos produtos/serviços e aumentando a produtividade, mas em vez disso, estão dando atenção, prestando um serviço estendido ao cliente e assim aumentando a qualidade daquele serviço.
4 – Podemos entender qualidade como uma característica de um produto ou serviço que seja bem feito e desenvolvido com planejamento para atender às necessidades de seu consumidor ou para atrais os não consumidores ao seu mercado.
...