Agrarias
Por: gev20gev • 15/8/2015 • Monografia • 491 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
Aula 1 – O Planeta Terra e as relações solo-planta-atmosfera
Responda as questões abaixo
Questão 1 – O crescimento, o desenvolvimento e, por consequência, o rendimento de uma planta é resultante da interação de três fatores. Quais são esses fatores?
Resposta: Os fatores predominantes para o crescimento, desenvolvimento e por consequência o rendimento de um cultivo (planta) é a interação entre Planta-Solo-Ambiente Atmosférico.
Questão 2 – A Capacidade de Campo e o Ponto de Murcha Permanente são estados da umidade do solo extremamente importantes para a determinação das condições hídricas das plantas. Responda:
a) O que ocorre com a planta quando o solo está em capacidade de campo?
Resposta: as plantas tem o seu melhor desenvolvimento com a presença da agua
b) O que ocorre com a planta quando o solo está no ponto de murcha permanente?
Resposta: as plantas morrem
Aula 2 – A Atmosfera Terrestre
Responda as questões abaixo
Questão 1 - Qual a importância da Troposfera para a agropecuária?
Resposta: É a camada mais importante da atmosfera e conseguentemente para as atividades agropecuárias, pois nela ocorrem a maior parte dos fenômenos de tempo e a maior concentração de vida.
Questão 2 – Qual a importância do vapor d’água para a formação das condições do tempo em um local e momento determinados?
Resposta: É a quantidade de vapor d’água que determina se vai haver ou não precipitação em um determinado local, devido a isso ela é fator importante para as condições do tempo.
Aula 3 – Radiação solar, clima e plantas
Responda as questões abaixo
Questão 1 – De acordo com determinado produtor de sementes de milho, certo híbrido necessita de 810 Unidades de Calor (UC) [que é o mesmo que Graus-dia (GD)]. O que significa isso, na prática, e qual a utilidade dessa informação para o técnico que presta assistência técnica ou para o produtor rural?
Resposta: Unidades de Calor ou Graus-dia de calor são índices que influenciam diretamente no crescimento da planta isso quer dizer que apesar dos outros fatores que levam uma planta a desenvolver ela só muda de ciclo quando atinge um determinado grau de acumulo de Unidades de Calor ou de Graus Dia.
Essa informação é muito útil, pois se levando em conta essa perspectiva o técnico ou o agricultor conseguem mensurar datas de colheita,datas de aplicações entre outras perspectivas.
Questão 2 – Utilizando os dados meteorológicos contidos no arquivo “DADOS METEOROLÓGICOS PARA EXERCÍCIOS DAS AULAS 3 E 5” que está em MATERIAL DE AULA/ARQUIVOS, quantos graus-dia uma cultivar de milho acumulou durante o mês de fevereiro? Como chegaste a esse resultado?
Resposta: durante o mês de fevereiro o cultivar de milho somou a quantidade de 436,8 GD. Cheguei a esse calculo usando a formula para chegar ao GD de um cultivar, filtrei na tabela os dias de fevereiro e diminuí os dados de Temperatura média de cada dia pela Temperatura Zero Vital do milho que é 10°C.
GD = Tmed – TZV
Data Temperatura média Temperatura máxima Temperatura mínima Umidade rel. do ar média Chuva Radiação solar líquida Evapotranpiração GD
...