Aps - Estrutura organizacional
Por: Gleiton Leite • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 369 Visualizações
ASSOCIAÇÃO VITORIANA DE ENSINO SUPERIOR - AVIES
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI
ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO
BRUNA DA SILVA
FLAVIA ARYELLE TOFANO ALVES
GLEITON LEITE
JOSIELE RAMALHO ALMEIDA
O IMPACTO DOS FATORES TECNOLÓGICOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: um estudo exploratório em uma empresa de ensino superior.
VITÓRIA
2015
ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO
BRUNA DA SILVA
FLAVIA ARYELLE TOFANO ALVES
GLEITON LEITE
JOSIELE RAMALHO ALMEILDA
O IMPACTO DOS FATORES TECNOLÓGICOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: um estudo exploratório em uma empresa de ensino superior.
Trabalho apresentado à disciplina Estrutura Organizacional, do curso de Administração como requisita de avaliação.
Orientador: Cláudia Guimarães Duarte.
VITÓRIA
2015
RESUMO
O objetivo do presente estudo é analisar o impacto dos fatores teológicos na estrutura organizacional de uma empresa de ensino superior. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa utilizando técnicas de entrevista e levantamento com os funcionários. Os resultados evidenciam que a empresa sofre impacto dos fatores tecnológicos em sua estrutura de TI e equipamentos que fazem parte da estrutura da empresa. A empresa mostrou capacitação de lidar com a inconstante mudança emplacada pela evolução tecnológica e de seus fatores se adequando as essas constantes mudanças.
PALAVRAS – CHAVES Fatores tecnológicos, estrutura organizacional, evolução tecnológica.
Introduzir resultados (eu)
- Introdução
- Estrutura organizacional
Estrutura organizacional é formada por elementos administrativos que resultam na identificação, ordenação e agrupamentos das atividades dos recursos da empresa incluindo os níveis na hierarquia. (Oliveira, 2011). Com essa definição tem-se uma relação de estudos da teoria da administração, tendo como base um conjunto estruturado de vários estudos desde administração científica à administração do conhecimento.
(REFORMULAR TEXTO) DAFT(2010) Estrutura organizacional é dividida em vertical e horizontal. Na vertical temos a relações informais com a subordinação e os níveis hierárquicos, divisão das atividades em departamentos. Na horizontal inclui o sistema para a integração, coordenação, comunicação entre os departamentos. Conforme Hall (2004, p.51) O aspecto horizontal, as tarefas são subdivididas, quanto mais dividido o trabalho maior e a complexidade da organização, envolvendo a especialização e a tarefas rotineiras. É avaliada pelos departamentos ou unidades em uma organização. A vertical é definida por níveis hierárquicos o autor ressalta quanto maior os níveis, maior é a autoridade.
O sistema é uma análise de estudo para formação de departamentalização da estrutura. O sistema é considerado o foco principal da estrutura organizacional, todas as informações na entrada do sistema são utilizados para determinação de funções na organização. O processo de transformação na entrada é de insumo com processo final na saída produto ou serviço. Existem dois tipos de sistema fechado não depende do ambiente ele é autônomo e instável. O sistema aberto depende do ambiente ele não só consome os recursos como transmite. Daft (2010 p. 14).
Conforme Oliveira, 2011 Encontra-se na estrutura organizacional três hierarquia de sistemas;
- Sistema: é uma pesquisa de informações.
- Subsistema: são partes identificadas da estrutura organizacional.
- Super sistema ou ecossistema; é um conjunto de todos os sistemas.
Existem dois conceitos que facilitam o entendimento da empresa, sistema aberto e sua integração com o ambiente, (Oliveira, 2011 apud Von Bertalanffy, 1972, p.194): Equifinalidade pode ser alcançado por maneira e condições iniciais diferentes, ou seja, trabalha-se com diferentes estruturações organizacionais; entropia negativa do desempenho e a sobrevivência organizacional depende da otimização do sistema. O processo entrópico decorre de uma lei universal da natureza, na qual todas as formas de organização se movem para a desorganização e a morte. (Oliveira, 2011 p.11). Os recursos são processados na maximização da eficiência da organização que deter ao final, o estudo do processo entrópico normalmente tem a forma negativa. O processo entrópico positivo se desenvolveu através da dinâmica das organizações, com alterações e modificações a cada instante, causa a desorganização e o desgaste, caso não haja modificação à nova realidade ocorrera o desaparecimento da mesma. (Oliveira, 2011).
Incluir introdução de ambiente organizacional
- AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Pediu pra retirar e refazer a introdução do assunto e retirar a parte abaixo“As mudanças no ambiente de trabalho são constantes e bastante aceleradas, pois o mundo está mudando de pressa, exigindo que as organizações busquem cada vez mais pessoas extremamente eficazes em todas as áreas. Diferentes forças dentro e fora da organização podem influenciar no seu desempenho, exigindo cada vez mais dos administradores planejamento, estruturação, direção e controle. (Silva, Reinaldo O.da, 2008).”
As tendências, forças e instituições são consideradas fatores internos e externos que juntos formam um conjunto denominado ambiente organizacional. (Sobral, Felipe, 2013).
Estar em constante monitoramento e avaliação do ambiente precisa ser uma das principais tarefas exercidas pelo administrador, pois nem todos os fatores do ambiente organizacional possuem a mesma influência no desempenho da mesma. Assim a analise do ambiente proporciona a distinção entre o ambiente interno e o ambiente externo (SOBRAL, 2013).
...