As Politicas Publicas
Por: becofred • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
TAREFA: 1
DATA: 18/08/2016
NOME DO ALUNO: Bernardo Costa Ferreira | |
POLO: Barroso | |
DISCIPLINA: Políticas públicas e sociedade | TUTOR: Michella Christian do Prado |
1_ a) As interações sociais ocorrem nos aspectos partidários;
2_ 2.1 Pode-se afirmar que era visto como inconciliável com a democracia princípios inconciliáveis. E funda-se numa corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVI e XVII: o Jusnaturalismo.
(Liberalismo)
2.2 Quando as classes tivessem sido finalmente abolidas, o próprio Estado deixaria de existir, pois teria perdido completamente a sua função, que seria a de garantir a dominação de uma classe sobre as demais.
(Marxismo)
2.3 As máquinas e equipamentos e as tecnologias empregadas – e as relações de produção, que se estabelecem entre as diferentes classes sociais, e que envolvem: propriedade sobre os fatores de produção e sobre o produto do trabalho; e mando e controle sobre o processo de produção.
(Marxismo)
2.4 Com base no pensamento de filósofos ingleses e franceses dos séculos XVI e XVII – entre eles, John Locke, Adam Smith, David Ricardo, Voltaire e Montesquieu, iria se opor ao poder absoluto exercido pelas monarquias hereditárias da Europa, que invocavam o direito divino como fonte de sua legitimidade.
(Liberalismo)
3_ b) Administração pública
4_ A política pública, enquanto área de conhecimento e disciplina acadêmica, nasce nos EUA, rompendo ou pulando as etapas seguidas pela tradição europeia de estudos e pesquisas nessa área, que se concentravam, então, mais na análise sobre o Estado e suas instituições do que na produção dos governos. Assim, na Europa, a área de política pública vai surgir como um desdobramento dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o papel do estado e de uma das mais importantes instituições do Estado - o governo -, produtor, por excelência, de políticas públicas. Nos EUA, ao contrário, a área surge no mundo acadêmico sem estabelecer relações com as bases teóricas sobre o papel do estado, passando direto para a ênfase nos estudos sobre a ação dos governos.
5_ Para Samuelson, bens públicos, seriam aqueles que uma vez providos, tornam-se automaticamente disponíveis para todos os membros do seu grupo, sem que estes tenham que pagar novamente por ele, sendo indivisíveis e não exclusivos, por exemplo, a segurança pública, ou o sistema de defesa nacional, daí a necessidade de que sejam providos pelo Estado, e que seu custo seja pago através de impostos, recolhidos compulsoriamente. Já os bens privados são aqueles que são consumidos por escolha dos indivíduos e apenas para aqueles que pagam pelo seu provimento.
6_ Esfera pública é a esfera de ação do Estado, enquanto que a esfera privada é a de ação dos indivíduos na sociedade civil. Na esfera pública, os indivíduos desfrutam da condição de cidadãos, seja na posição de agente do poder público, isto é, de servidor do Estado; seja na condição de usuário ou beneficiário dos serviços públicos.
7_ O Estado Moderno constitui-se num “mediador civilizador” uma instituição que ordena a vida social e política nos territórios, assumindo funções de regulação social e de provisão de bens públicos. Sua configuração mais antiga é o Estado Monárquico, o qual vai, pelo processo de burocratização, transformar-se no Estado que conhecemos hoje. É chamado de Estado de Direito, na medida em que tem nas leis, e não na vontade do governante, o fundamento de sua autoridade.
8_ a) Para Weber, a característica principal para administração patrimonialista, nas sociedades não capitalistas é a condução dos negócios públicos como se estes fossem assuntos privados dos governantes.
b) Para Weber, com o desenvolvimento do capitalismo, a formação do Estado Moderno e, finalmente, com a democratização dos Estados liberais, iria se impor a administração burocrática, cujos atos e procedimentos devem basear-se na legalidade, ou seja, em leis e regras formalmente estabelecidas; na impessoalidade, isto é, aplicam-se a todos e a qualquer um e no profissionalismo dos agentes públicos, além de serem previsíveis, posto que emanam de regras preestabelecidas
...