ESTADO E PRIVADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA «DA REVISTA»
Por: Rosario Lira • 28/11/2017 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
UFPB VIRTUAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
“SAIU NO JORNAL”
JOÃO PESSOA
2010
Fragmento de notícia do Jornal Correio da Paraíba, em 15/5/10, constante na página A – 15.
O Governo não consegue conter o consumo no País.
Economistas avaliam que o Governo só conterá a onda de consumo no País com medidas drásticas. O corte de R$ 10 bilhões no Orçamento pouco terá reflexo no mercado.
Ao ler a referida notícia do Jornal Correio da Paraíba observei que o Governo pretende adotar medidas drásticas em relação à economia nacional, e que dentre estas medidas, a restrição ao crédito.
É pouco provável que o Governo Brasileiro proceda desta forma, pois se está em ano eleitoral, e mesmo que adotasse as medidas pretendidas, estas levariam tempo para o efeito desejado. Além disso, essas medidas perdem qualquer eficácia em um cenário em que todos os indicadores, como crédito, mercado de trabalho e renda, estão em expansão.
Também pude observar que o alerta acerca destes acontecimentos foi dado há tempos pelos especialistas, visto pela perspectiva da inflação, pois os mesmos afirmaram que os elevados gastos públicos, os incentivos fiscais e monetários e a política de ampliação de crédito desembocariam em taxa de crescimento indesejável para a economia brasileira.
Diante de todo o exposto, concordo com a posição dos especialistas e vejo que qualquer medida tomada no sentido de conter a onda de consumo, por parte do Governo, não surtirá efeitos imediatos, e que estes efeitos só serão sentidos a longo prazo.
...