ESTUDO DE CASO NATURA
Por: MELOCARLOS • 19/5/2017 • Trabalho acadêmico • 507 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
FACULDADE ADEMAR ROSADO - FAR MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E MARKETING PROFESSOR BRENO DE OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
Tema:
FRANCISCO VINICIUS DE SOUSA SOARES
TERESINA – PI MAIO / 2017.
1. INTRODUÇÃO
Um bom planejamento é fundamental para uma empresa ou organização caminhe na direção correta de sua existência, constituindo-se em ferramenta indispensável para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias (ESTRADA & ALMEIDA, 2007).
Planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações, por exemplo, são temas que devem ser aprofundados e analisados pelas organizações que desejam manter sua competitividade (OLIVEIRA, 2002).
A cultura da inovação é indispensável para uma empresa traçar suas estratégias de competitividade e sobrevivência de mercado.
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma breve análise dos métodos de inovação para a empresa Natura para melhor compreensão da importância da implementação da cultura de inovação como importante fator de permanência e crescimento de mercado consumidor.
2. INOVAÇÃO DE PRODUTOS NATURA
Eleita em 2003 a “empresa mais inovadora do país” pela pesquisa Monitor Group, a Natura está acostumada a reconhecimentos públicos.
A empresa iniciou suas atividades e nos cinco primeiros anos seus sócios enfrentaram muitas dificuldades e como tal, buscaram estratégias para superá-las.
Sabiamente iniciaram focando no essencial: relacionamento com o cliente, ou seja, não ofereceriam apenas produtos, mas um atendimento personalizado com boa conversa.
Inteligentemente, com a chegada hippie e movimentos de emancipação da mulher no Brasil identificaram logo um projeto diferencial e inovador no ramo dos cosméticos: valorizariam produtos naturais e alternativos:
Daí em diante o crescimento foi exponencial, e desde então os investimentos em inovação estão acima da média e de forma contínua, as metas do programa, por exemplo, representam 3% do faturamento normalmente aplicados em P&D, metade é destinada cooperação com universidades e institutos de pesquisa.
7. CONCLUSÃO
Conclui-se, portanto, que inovação significa um recurso para sugerir melhorias aliadas á visão, procedimentos e recursos para potencializar uma organização, representa importante ferramenta que proporciona processos alinhados e contínuos como gerador de ideia e visões estratégicas.
...