Estudo de caso natura
Por: Anacarolina1927 • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Juiz de Fora
2015
Ana Carolina Lima Souza
Estudo de casos: Natura cosméticos
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Juiz de Fora
2015
SUMÁRIO
1 – Introdução ____________________________________________________________ 4
2 – Desenvolvimento
2.1 – Missão, visão e valores _________________________________________________ 5
2.2 – Estratégias genérica _____________________________________________________5
2.3 – Estratégia competitiva ___________________________________________________7
2.4 – Ambiente externo: oportunidades e ameaças__________________________________7
2.5 – Ambiente interno: Forças e fraquezas______________________________________ 8
3 – Desenvolvimento e crescimento da empresa__________________________________ 9
4 – Conclusão _____________________________________________________________10
Referencias _______________________________________________________________11
- INTRODUÇÃO
A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, ostentando um resultado de R$ 1.910 milhões em termos de receita bruta em 2003. A companhia desenvolve, fabrica distribui e comercializar cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma, marca que esta entre a as mais reconhecidas no mercado de cosméticos do país.
A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino – americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. A empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção de rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.
- DESENVOLVIMENTO
- MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Nossa razão de ser e criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem – estar / Estar – Bem.
Bem – estar é a relação harmoniosa, agradável do individuo consigo mesmo, com o seu corpo.
Estar – Bem e a relação em pratica, bem sucedida, prazerosa do individuo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.
Visão
A natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas com que se compromete com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmos, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Valores
A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz da solidariedade e da vida em suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legitimo no seio de todo ser humano deve estar liberta de preconceitos e manipulações.
A empresa, organismo vivo, é dinâmico conjunto de relações. Seu valor e a sua longevidade estão ligados a sua capacidade de contribuir para a sua evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
- ESTRATÉGIA GENÉRICA
A empresa natura oferece ampla variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, sempre se empenhado no lançamento e desenvolvimento de novos produtos.
A atual carteira de produtos é composta por aproximadamente 510 produtos e produzidas mais de 130 milhões de unidades. A empresa esta presente em oito categorias do mercado de cosméticos, predominantemente fragrâncias e perfumes, cremes e loções e maquiagem e desodorantes.
Com um investimento de aproximadamente R$ 205 milhões, o centro de operações da empresa e um dos mais modernos deste tipo da América Latina, composto por doze edifícios, quatro fabricas (perfumes, cremes, maquiagens e xampus), um armazém vertical de ultima geração, laboratórios e centros de pesquisas, áreas administrativas e operacionais, centro de treinamento, centro de serviços (com restaurantes, banco, berçário e lojas de conveniência) biblioteca, estação de tratamento de efluentes e clube poliesportivo. A fabricação de alguns produtos contendo aerossol e alguns cosméticos têm sido terceirizados, representando em 2003, 5,7% da receita bruta.
Os produtos são comercializados em ciclo de 3 semanas, sendo impressos a cada ciclo cerca de 800.000 exemplares do catálogo vitrine Natura revista com todos os produtos vendidos e com as ofertas promocionais. Pelo menos um exemplar é enviado para cada representante, que fazem suas encomendas através do site da empresa (30% do total de encomendas feitas em 2003) ou através de uma central de atendimento terceirizado).
A forte marca, produtos de qualidade, as estratégias promocionais, o marketing agressivo, lançamento sucessivo de novos produtos e seu port,são alguns dos fatores que transformam a Natura na maior empresa de capital nacional entre os fabricantes nacionais de cosméticos, compete de forma equitativa com os concorrentes solidamente estabelecidos no país.
O sistema de vendas diretas utilizados no Brasil principalmente pela Natura e Avon consiste na manutenção de uma ampla rede de consultores. Os produtos tem a característica de ser geralmente vendidos a um preço maior que no segmento de varejo, sendo compensados, contudo, pelos menores volumes.
Os seus principais competidores são:
- Avon líder mundial em venda de cosméticos, com 3,9 milhões de revendedores independentes espalhados em mais de cem países, as duas empresas possuem planos de conquistar novos segmentos de mercado. A Natura pretende aumentar a exposição para a classe C enquanto a Avon pretende alcançar a classe B e A.
...